19 MAI 2022
SMICS
1ª Arena de Inovação resulta em grande sucesso na ExpoCamaquã 2022
A parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo com a ACIC trouxe diversas atividades durante 3 dias na ExpoCamaquã

Entre os dias 13 e 15 de maio foi realizada a ExpoCamaquã 2022. Neste ano, uma das principais novidades foi a Arena de Inovação, idealizada pela Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo em parceria com a ACIC, o projeto contou com o apoio do SEBRAEX e do SENAI. Foram três dias de programação, onde foram realizados diversos painéis com pautas técnicas que versaram sobre inovação e empreendedorismo, que resultou em um grande sucesso de público nas dependências do espaço da Arena de Inovação.

Na sexta-feira, foi realizado o Encontro de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e Associação Costa Doce, o consórcio reúne 14 municípios da Região da Costa Doce e o encontro na Arena reuniu líderes do executivo, secretários e entidades, na ocasião foram abordados assuntos como Iniciativas para o Desenvolvimento da Costa Doce e Inovação no Agronegócio.

Além disso, as palestras: Liderança, desenvolvimento e associativismo, Futurismo e Inovação, Dicas de Como Fazer um Pitch e ideias de negócios com estudantes também foram abordadas no primeiro dia de programação da Arena.

No sábado, houve o encerramento das atividades do Eixo de Inovação 2021, sendo os assuntos abordados pelo grupo sobre os próximos passos em 2022 para o fortalecimento do grupo com a quádrupla hélice. O segundo dia de atividades marcaram a final do Campeonato de FIFA 2022, palestras sobre NRF 2022, a Agência Gaúcha do Varejo (AGV), apresentações de startups, o edital Gaúcho de Inovação da FIERGS, o painel Inova RS, conversa sobre o Metaverso entre outras palestras e atividades.

No domingo e último dia de atividades, houve a continuidade das exposições da experiência robótica com o SENAI, estandes de projetos do IFSUL Camaquã e encerramento da Arena de Inovação que apresentou os primeiros resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria em parceria com as instituições de ensino, entidades de classe e os empresários.

O Secretário Clayton Dworzecki destacou o trabalho que já vem sendo realizado pelas empresas da área da tecnologia com sede em Camaquã, assim como a apresentação das startups por elas criadas, a apresentação do projeto do aplicativo de Turismo de Camaquã, construído a partir de um pedido da secretaria ao IFSUL, sendo apresentado na Arena pelos alunos do IFSUL Campus Camaquã, que estão trabalhando no projeto.

A Arena contou com o patrocínio de Lojas Afubra, Ipoom Web, Mercado 24 horas, Osirnet, Tri Legal Tchê e Uniasselvi.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã