Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
05
05 SET 2022
SAÚDE
Camaquã confirma primeiro caso de varíola dos macacos  
enviar para um amigo
receba notícias
Paciente foi identificado como um homem adulto.
 
A Secretaria de Saúde de Camaquã confirmou, nesta segunda-feira (5), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em um morador do município. O paciente adulto, que teve o diagnóstico confirmado pela SMS hoje, permanece em isolamento domiciliar durante o período de 30 dias.
 
O município já mobilizou o Centro de Vigilância, as Unidades Básicas de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento para identificarem possíveis sintomas e casos da varíola dos macacos.
Em caso de sintomas, o paciente deve procurar, de segunda a sexta, qualquer unidade básica de saúde do município para avaliação médica. Aos fins de semana o paciente deve ir à Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA).
É importante reforçar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox é transmitido entre pessoas e o atual surto prevalece em transmissão de contato íntimo e sexual.
 
SINTOMAS
 
O principal sintoma é o aparecimento de erupções cutâneas, que são lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; além de caroço no pescoço, axila e virilhas; febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço, fraqueza e dores musculares. O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.
 
PREVENÇÃO
 
A Prefeitura orienta os seguintes cuidados: evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença; higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos ou objetos pessoais; uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.
 
Autor: Isabelli Rodrigues - Ascom Prefeitura de Camaquã
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia