07 OUT 2022
Alunos de escolas municipais participam do Programa Vereador Mirim
Estudantes do 6º ao 9º ano irão apresentar suas ideias para o desenvolvimento do município.

O Programa Vereador Mirim terá a participação de 12 estudantes de 9 escolas da Rede Municipal de Ensino nesta edição. Promovido pela Câmara de Vereadores de Camaquã, a iniciativa irá reunir alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

O programa visa promover a interação entre o Poder Legislativo e as escolas sediadas no município, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades e a apresentação de ideias para o desenvolvimento do município.

Durante o ano, até abril de 2023, um grupo de quinze estudantes, com quatro suplentes, comporá a Câmara Mirim, propondo ideias para melhorar a vida das pessoas; praticando a cidadania, pensando os destinos da nossa cidade e integrados na vida pública: debatendo, discutindo, conversando com os amigos e familiares, em casa, na escola e nos mais variados círculos sociais.

Diversas atividades preparatórias nas escolas e na Câmara foram realizadas para auxiliar os alunos no desenvolvimento das redações que foram avaliadas para definir quais seriam os vencedores. Ao todo 19 redações foram apresentadas e enviadas à Comissão Avaliadora, composta por professores do IFSUL Camaquã. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (3/10).

Os 19 Vereadores Mirins serão diplomados, ou seja, todos os alunos que apresentaram redação assumirão, em simetria do que ocorre na vida prática, onde os primeiros suplentes participam com frequência da Legislatura. A próxima etapa será constituída por três sessões presenciais de preparação com os alunos, que acontecerão nos meses de outubro e novembro. Ainda em novembro, também acontecerá a Sessão Solene do Vereador Mirim quando os participantes apresentarão suas proposições, a partir dos respectivos projetos de lei que elaborarão na próxima etapa.

Confira os alunos da Rede Municipal participantes:

- Júlia Reiznautt dos Santos, da EMEF João Goulart, professor orientador Lionei Alves Brocca, tema da redação “Segurança em nossa cidade”;

- Felipe Bierhals, da EMEF Rui Barbosa, professora orientadora Jéssica dos Santos de Medeiros, tema da redação “Para uma Camaquã melhor”;

- Gabrielly Bierhals Von Ahn, da EMEF 15 de Novembro, professora orientadora Márcia Carina Nickel, tema da redação “Um Lugar Melhor”;

- Kauã Martins Sampaio, da EMEF Ana Tomázia, professora orientadora Claudia Mara Bandeira Ollermann, tema da redação “Nossa Camaquã”;

- Yohana Vicente Tessmann, da EMEF Sylvio Luiz, professora orientadora Ana Magda Miguelles, tema da redação “Escola Pública”;

- Cristiam Ferreira Lacerda, da EMEF Cândido Rodrigues de Freitas, professor orientador Leandro Terres Martins, tema da redação “Camaquã, terra hospitaleira!”;

- Brunna Freitas Marques, da EMEF João Goulart, professor orientador Lionei Alves Brocca, tema da redação “Segurança em Camaquã”;

- Amanda Romeira Brys, da EMEF Cândido Rodrigues de Freitas, professora orientadora Mayara Wojciechowski Colomby, tema da redação “Como melhorar Camaquã”;

- Alessandra Sant´Anna Gouvea, da EMEF José Antônio Netto, professora orientadora Rosiele Barbosa Ferreira, tema da redação “Cidades Sustentáveis”;

- Rhuan Bender Mesquita, da EMEF Chequer Buchaim, professores orientadores Eliana Tietz e Pablo da Silva Gonçalves, tema da redação “O que eu quero para uma cidade melhor”;

- Bianka de Almeida Gouvêa, da EMEF Otto Laufer, professora orientadora Carmen Eliane Szortyka Meirelles, tema da redação “Estratégias para uma cidade melhor”;

- Ana Carolline Marques Sampaio, da EMEF Sylvio Luiz, professora orientadora Ana Magda dos Santos Miguellis, tema da redação “Meu Bairro”.

Autor: Assessoria de Comunicação