11 OUT 2022
CULTURA
3ª inter-regional do ENART é sucesso de público durante o final de semana em Camaquã
CTG Camaquã e CTG Sentinela Farroupilha estão entre os classificados para a grande final de danças tradicionais do ENART .

A 3ª inter-regional do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) foi um sucesso de público durante o final de semana em Camaquã. Na oportunidade, os competidores de 10 regiões tradicionalistas do estado disputaram vagas para a grande final em Santa Cruz do Sul, de 18 a 22 de novembro, em várias modalidades artísticas, como Danças Tradicionais Forças “A” e “B”.
O tema da etapa foi “A Terra Farroupilha te espera” e as atividades nos palcos localizados no IFSul foram as classificatórias das categorias declamação, dança e intérprete solista. Já as danças tradicionais e a abertura oficial da ocorreram no Ginásio Municipal de Esportes.

Entre os principais destaques da cidade que irão para a grande final do ENART em diversas modalidades, estarão as invernadas adultas do CTG Camaquã e od CTG Sentinela Farroupilha na categoria danças tradicionais Força A. Também haverá representação camaquense em outras categorias.

A 3ª etapa do inter-regional do ENART foi promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com realização da 16ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo e da Osirnet.

O evento, que é considerado a maior competição de arte amadora da América Latina, envolve competidores de todo o estado e espectadores de todo o mundo, considerando as transmissões realizadas pela internet. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais e mais de 60 mil espectadores na fase final, que acontece em Santa Cruz do Sul. É de extrema importância para o estado, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho.

A realização desta etapa em Camaquã faz parte da estratégia de atração de eventos por parte da SMDICT, considerando que o turismo de eventos tem forte impacto na economia local, movimentando a rede hoteleira, bares, restaurantes e os mais diversos tipos de serviços.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã