27 OUT 2022
SMICS
Startup de Camaquã é campeã do Startup Weekend em Porto Alegre

Empresa Startup de Camaquã é campeã do Startup Weekend 2022. Com muita mão na massa e muita interação entre os participantes, mentores, atores do ecossistema de inovação, o evento aconteceu no último final de semana dentro do Instituto Caldeira em Porto Alegre, na capital gaúcha. Cidade ganha +4 Startups em evento que é realizado em mais de 500 cidades pelo mundo todo.

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes. O evento é voltado para empreendedores, desenvolvedores, designers e empreendedores. É realizado por organizadores locais voluntários com a participação de mentores convidados que auxiliam no desenvolvimento das equipes.

Durante 54 horas de um fim de semana, todos se reúnem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups visando um mindset empreendedor, o SW é uma jornada divertida e imersiva dentro do mundo das startups, 3 dias cheios de atividades, que conectou os presentes com os melhores mentores (as), investidores (as), co-fundadores (as) e patrocinadores que lhe mostraram como começar uma startup e alavancar seus negócios.

O Secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki destaca a conquista desses empreendedores e a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura em parceria com as entidades de classe e instituições de ensino fomentando o ecossistema de inovação em Camaquã. “O que mostra que estamos no caminho certo e começam a aparecer os frutos desse trabalho de mentoria, consultoria, e as diversas atividades já realizadas dentro do Programa Cidade Empreendedora, assim como o projeto de lei de inovação municipal e o plano municipal de inovação que estão em construção”, destaca Dworzecki.

Camaquã foi uma das cidades representadas por 4 empresários do município que ao final do evento apresentaram seus projetos e futuras startups, entre as quais a Startup de Amanda Stifft foi a grande campeã do evento.

- Amanda Stifft – Startup FalaPet

Startup focada no bem estar dos pets’s , a ideia apresentada é uma coleira de controle e monitoramento via GPS com diversas informações para o tutor do pet, que vai desde o controle de alimentos, possíveis lesões, % de água necessário e até a conexão com o  veterinário, além de diversas outras funções.

- Christofer Assis – Startup - Vencidos Nunca Mais

O objetivo é diminuir e controlar os desperdícios de alimentos, reduzir o impacto financeiro para b2b e provavelmente até para b2 que hoje podem impactar em até 3% do faturamento dos grandes varejistas.

“Foi um final de semana intenso 54h de muito aprendizado, troca de ideias, insights de grandes players, foi fundamental para a execução do nosso projeto, todo o passo a passo e pilares necessários para criar uma startup, acreditamos que esta startup vem para se consolidar no mercado através do controle dos desperdícios que hoje causam um grande impacto nos resultados financeiros dos supermercados e varejistas, além de ser uma honra podermos colocar nossa cidade como referência em inovação e novas tecnologias no cenário nacional” reforçou Christofer Co-founder da startup e proprietário do M24 (Mercado 100% autônomo).

- Estêvão Stifft - Startup – Mobli

Aplicativo de baixo custo para mercados de bairro

“Durante essas 54 horas aprendi que uma equipe alinhada a chegar no mesmo objetivo supera qualquer obstáculo, os problemas sem solução são apenas um ponto de vista e que ao se entregar verdadeiramente podemos atingir qualquer meta, seja pessoal ou profissional” comentou Estêvão que também é sócio da empresa de tecnologia RBN aqui de Camaquã.

- Giovani Barbosa - Startup Com Passos

É uma plataforma inteligente de diagnóstico empresarial

“É um projeto que já saiu do papel e em breve estará disponível para empresários dos mais variados seguimentos” Giovani Barbosa – Consultor ALI do Sebrae RS

Camaquã que já vem trabalhando em parceria com o Sebrae e grupo de empresários e entidades do município, entende que ações como estas fortalecem ainda mais o ecossistema de inovação e a transformação da cidade, a inovação é importante para gestão pública como para a sociedade,  neste sentido a modernização e novas ideias no setor público podem traduzir-se em melhorias de processos e estruturas organizacionais, bem como na implementação de novos projetos, produtos, serviços, políticas públicas e sistemas que gerem valor para os munícipes.

O Vice-prefeito de Camaquã, Abner Dillmann, também comentou a premiação. “Esta é uma conquista e um reconhecimento ao empreendedorismo e inovação no ecossistema de Camaquã, que já é uma referência pelo sucesso das empresas e a atuação sinérgica das entidades, que, aliás, são homenageadas pela designação dos troféus das diversas categorias dentro do evento. Parabéns aos empresários desenvolvedores da cidade por representarem nossa cidade e apresentem seus projetos, por criarem uma ideia, desenvolvê-la, validá-la, apresentá-la e serem reconhecidos pelo incrível trabalho realizado. Sucesso sempre na caminhada, que seja somente o início da válvula propulsora do sucesso.”, afirma o vice-prefeito Abner.

No momento em que o país se recupera de uma grade pandemia, a inovação passa a ter relevância estratégica não apenas em relação à economia, mas principalmente no tocante à ciência, saúde e estudos relacionados com possíveis e futuras crises, e por isso é cada vez mais importante o poder púbico reforçar o fomento, parcerias e apoio as entidades de classe e instituições de ensino, fortalecendo assim a quádrupla hélice.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã