25 ABR 2023
Camaquã participa do Programa Alfabetiza Tchê

O programa Alfabetiza Tchê está acontecendo entre os dias 18 e 28 de abril, de maneira digital

A aplicação da Avaliação de Fluência Leitora, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) e do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - Alfabetiza Tchê, em parceria com o Município está acontecendo entre os dias 18 a 28 de abril, de maneira digital, por meio do aplicativo da Plataforma PARC para 24 turmas totalizando 477 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal
.
As avaliações têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, em sua variante brasileira. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.

Assim, é imprescindível a mobilização da comunidade escolar para garantir que esses estudantes participem, uma vez que a Avaliação de Fluência visa apresentar um diagnóstico da alfabetização, identificando o nível de domínio das competências em leitura.

Alfabetiza Tchê

O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, popularmente chamado de Alfabetiza Tchê, foi instituído em setembro do ano de 2022 com o objetivo de garantir a alfabetização de estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de medidas estratégicas, especialmente o fortalecimento do regime de colaboração entre os municípios e o Estado do Rio Grande do Sul.

O Município realizou a Adesão ao programa para 2023 onde está previsto: Formação de Professores, Material Didático complementar e Avaliação externa diagnóstica de fluência leitora.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã