05 MAI 2023
Escola infantil recebe a visita de professores da UFPel
Visita teve o objetivo de apresentar às acadêmicas de pedagogia a rotina de uma escola Montessoriana

No dia 3 de maio, a EMEI Irmãs Bernardinas recebeu nas dependências da escola a visita de um grupo de acadêmicas e professoras da UFPel – Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do encontro foi apresentar às acadêmicas de Pedagogia que, trabalhar com Montessori na Rede Pública é possível e encantador.

Para além do material científico utilizado pelo método, é necessário vivenciar a filosofia de Maria Montessori, com olhar atento, acolhedor e respeitoso com a criança. Também é importante ter clara a intencionalidade pedagógica, quando o professor sabe o que quer desenvolver, é possível adaptar e adequar recursos e materiais.

O município de Camaquã é referência nacional e pioneiro na implantação do método Montessori, nas escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, a implantação teve início em 2009 e desde lá muitos estudos foram realizados para que a metodologia se consolide cada vez mais.

Os representantes da UFPel foram recebidos pela diretora e vice-diretora, Renata Barcelos e  Cristiane Nunes, e a supervisora, Tatiane Pagani, além das assessoras pedagógicas da SMED, Rita de Cáscia Trapp e Sanay Trzeciak.

Atenção, no próximo dia 08 de maio, estará sendo realizada uma live a partir das 18 horas, tendo como tema “Diálogo Formativo com as Redes de Ensino - Educação para a Paz” organizado pela UFPel, com a participação de profissionais da educação do município de Camaquã. Garanta já a sua inscrição que se encerra nesta sexta-feira (05) pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLWdtVL6NRTURL6hLaVqXEtKHSSFeBkdoNsfJA6NYooDWqyQ/viewform

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã