Quarta,
Previsão para hoje (26 de junho)

Principal   Turismo

Viaje pela história do RS. Visite Camaquã

Camaquã, cidade pólo da região centro-sul do Rio Grande do Sul, está localizada junto a BR116, à margem direita da Lagoa dos Patos e a margem esquerda do Rio Camaquã, distante 127 km de Porto Alegre, 125 km de Pelotas e 180 Km do superporto de Rio Grande, na rota do Mercosul.

Com uma área de 1683.20 km, o município possui 60.368 habitantes, sendo 47.059 na zona urbana e 13.309 na zona rural, onde encontram-se sete distritos. Sua população é oriunda especialmente de colonizadores portugueses, alemães e poloneses. O clima é temperado com temperaturas médias de 13°C no inverno e 22°C no verão, com duas áreas topográficas distintas: as planícies (várzeas) ao sul, e a região serrana ao norte, onde destaca-se a imponente Serra do Erval.

A região onde atualmente localiza-se Camaquã, é conhecida desde os tempos coloniais de 1714. a origem do povoamento remonta a 1763, quando casais açorianos dirigem-se para o sul, fundando fazendas e charqueadas. Sua história no entanto, tem início em 1815, com a criação da Capela Curada de São João Batista, em terreno doado por Joaquim Gonçalves da Silva, pai do Gal. Bento Gonçalves. O povoado se desenvolveu às margens do Arroio Duro, e em 1854 foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial n° 569 de 19 de abril de 1864, era criado o município de São João Batista de Camaquã.

Com uma economia baseada na produção agropecuária, Camaquã tem na orizicultura sua principal fonte de renda, sendo considerada a Capital Nacional do Arroz Parboilizado. O fumo, a soja e o milho são outras importantes culturas. A indústria com destaque para o beneficiamento de arroz, o comércio atuante e diversificado, o extrativismo em pequena proporção, a prestação de serviços, e o turismo que começa a desenvolver-se, colocam Camaquã em 36° lugar no ranking estadual. Faculdades com vários cursos, escolas em todos os níveis, hospital moderno, hotéis e pousadas, telefonia celular e digital, energia avançada e amplo distrito industrial, aliados a grandes eventos anuais, importantes pontos turísticos e um povo acolhedor, são atrativos suficientes para que você venha conhecer Camaquã, terra do turismo histórico e ecológico.

Fonte: Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã.