Segunda,
Previsão para hoje (16 de setembro)

Principal   Turismo

Igreja Matriz São João Batista

Prédio de estilo eclético com elementos neoclássicos.  Está localizado frente a Praça Coronel Sylvio Luiz, antes, Quinze de Novembro. A Paróquia de São João Batista chegou aos 150 anos, alicerçada em uma história, que se confunde com a própria origem do município.  Ali, onde se encontra a Igreja Matriz, era o coração da cidade.  Naquele espaço os principais prédios históricos de Camaquã se entrelaçam, perfazendo o retrato de um passado glorioso.  Ali se forjou a virtude de nossa gente sob a égide do padroeiro.

Ela integra o conjunto arquitetônico da Praça Cel. Sylvio Luiz Pereira da Silva, não apenas pelo estilo, senão pelo conjunto, que tem a “cara de Camaquã” do início do século XX.

Túmulo do Padre Luiz Walter Hanquet (1901/1963) antigamente situado no flanco direito da Igreja São João Batista e à esquerda de quem contempla sua fachada, era um ponto turístico. Os restos mortais do Cônego foram trasladados para o interio da Igreja em 27 de novembro de 2018. O líder da igreja na de Camauqã até a década de 60 exercia uma liderança carismática e atuação benemérita na comunidade. Aliás, ele havia sido ali colocado de propósito, frente às vistas da população para que jamais seja esquecida uma vida dedicada ao progresso e felicidade de um povo. Nascido em Hamburgo, na Alemanha, o religioso foi nomeado pároco de Camaquã em 1929, tendo sido o grande idealizador da Escola Normal São João Batista e do Colégio Marista São José.

Horário: das 8h às 11h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira Telefone: 3671-4616

Fonte: Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã

Rua João Oliveira s/nº