Segunda,
Previsão para hoje (26 de agosto)

Principal   Turismo

Museu Municipal Divino Alziro Beckel

Localizado junto ao prédio-sede da Secretaria Municipal de Cultura (Forte Zeca Netto, na rua Zeca Netto, nº 20), o espaço coloca à disposição do público centenas de peças raríssimas que mostram muito da história do município, especialmente em momentos de revolução. Criado em 3 de abril de 1979, o acervo municipal ganhou a denominação de Museu Divino Alziro Beckel em 18 de maio de 1987, em homenagem ao jornalista, pesquisador e historiador Divino Alziro Beckel (1913-1986).

Divino, além de criador e diretor do museu, foi membro-fundador da Acic (Associação Comercial e Industrial de Camaquã) e fundador do jornal “O Camaquã”.O Museu possui um acervo com mais de 800 peças, que vão desde moedas, armas e aparelhos antigos até livros e documentos de época.

Entre os objetos mais antigos estão a réplica de um violino Stradivarius, de 1719, e uma espada da primeira metade do século XIX, usada por Bento Gonçalves Filho. Faz parte também do Museu, o Memorial Zeca Netto em homenagem ao general e primeiro prefeito, nomeado em 1930. Na mostra, objetos pessoais do General Zeca Netto, como lenços, relhos, móveis e até um rádio.

No local ainda funciona a biblioteca pública municipal Oswaldo Lessa da Rosa, criada em 18 de agosto de 1960. A Biblioteca Pública possui um acervo de aproximadamente 10 mil livros, sobre os mais variados assuntos. Lá, também se encontra a Biblioteca Barbosa Lessa, que contém o acervo literário do saudoso escritor Barbosa Lessa, doado para o município. São 2166 volumes e aproximadamente 150 pastas com os mais diversos temas, fruto de 60 anos de pesquisa do autor.

Forte Zeca Netto - R. Zeca Netto, 20