Segunda,
Previsão para hoje (16 de setembro)

Principal   Turismo

Sítio Água Grande - Fundação Barbosa Lessa

Um local que reúne atrativos históricos, culturais e ecológicos. Assim é a Fundação Barbosa Lessa. Fundada em 2005, além de preservar a obra e a memória do escritor e historiador Luis Carlos Barbosa Lessa, a Fundação tem por objetivo conservar a beleza natural e ecológica do Sítio Água Grande, na Santa Auta, onde no ano de 2003 foi acesa a Chama Crioula Oficial do Estado do RS.

O sítio, encravado na serra do Herval está localizado a 30Km do centro de Camaquã, na Santa Auta - 5º distrito, e é aberto à visitação. Entre os principais atrativos estão a cascata com 30 metros de queda, além de outras pequenas cachoeiras bem como a casa onde residiu o idealizador do tradicionalismo. Há ainda uma biblioteca em meio à mata nativa e objetos pessoais e livros do autor. O turista pode conhecer também no passeio alguns engenhos e utensílios típicos gaúchos como um carijo para produção artesanal de erva-mate. O guia acompanha os visitantes em trilhas ecológicas numa área de 15 hectares, onde até uma aldeia indígena pode ser visitada.

O local é um dos mais belos do município. Não é necessário agendamento para visitação, apenas no caso de excursão ou acampamento. No local vendem-se apenas bebidas e produtos artesanais. Com fauna e flora exuberantes, estes são alguns dos atrativos desta reserva ecológica, embora o maior deles seja a magia de partilhar da simplicidade em que vivia o escritor Barbosa Lessa.

Sítio Água Grande

Fundação Barbosa Lessa - Presidente Álvaro Santestevan - 99220-4780

Horário de visitação: das 8h às 20h (no verão), e nas demais estações das 8h às 18h

Agendamento para visitação: (51) 99805-9487 com Luciano