Ir para conteúdo do site
Segunda,
16 de setembro
14º 26º
Previsão para hoje (16 de setembro)

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Twitter
Facebook
Coleta Seletiva
Principal   Coleta Seletiva -

Separe seu lixo, veja como é fácil:

A produção de lixo faz parte da condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano. Cada brasileiro produz de meio a um quilo de lixo por dia. Nós produzimos dois tipos de lixo: o lixo úmido ou orgânico e o lixo seco ou inorgânico. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A coleta seletiva é uma alternativa que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos que podem ser reciclados.


LIXO SECO - O QUE ENTREGAR PARA A COLETA SELETIVA ?
PAPEL: folhas soltas, jornais, listas telefônicas, folhetos comerciais, revistas, papéis de embrulho, papel de fax, caixa de papelão, caixa de leite. Mantenha-os secos e limpos.
VIDRO: garrafas, copos, potes, cacos de vidro, frascos, que podem estar quebrados, mas nesse caso deve ser embalado em jornal para não causar ferimentos.
PLÁSTICO: embalagens, garrafas tipo PET (de refrigerantes, por exemplo), sacos, brinquedos de plástico, utensílios domésticos, canos, potes em geral. Se possível, devem estar sem tampa e limpos, para não atraírem insetos.
METAL: latas, objetos de alumínio, cobre, latão, chumbo, bronze, ferro, zinco, e pequenas sucatas. Eles podem estar amassados o que ocupa menos espaço.

O QUE FAZER QUANTO AO LIXO ÚMIDO OU ORGÂNICO?
Você pode produzir um excelente adubo orgânico para o jardim ou para a sua horta juntando restos de grama cortada, folhas, restos de cascas de vegetais, sementes, bagaços de frutas.

OUTROS - COLETA CONVENCIONAL
Não são recicláveis: fraldas e absorventes higiênicos, papéis engordurados, papel plastificados, metalizados, parafinados, fotografias, etiquetas, ou carbono e lenços de papel, toco de cigarro, sujeira de vassoura, chicles. Estes são materiais que não tem nenhuma utilidade, geralmente vão para incineração industrial.

LIXO TÓXICO - MATERIAIS CONTAMINANTES DA NATUREZA.
Pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, inseticidas, herbicidas, cosméticos, restos de tinta, produtos químicos, remédios e lixo hospitalar.

O que pode ser feito?
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletada é muito menor.

Em uma lata menor com um saco de supermercado coloque o lixo que vai ser coletado pelo lixeiro. Lembre-se de só o colocar na rua nos dias e horários certos.

Em outra lata, maior, coloque apenas o lixo seco reciclável. Esta lata, provavelmente, será esvaziada uma vez por semana, e, portanto, o material deve estar limpinho para não atrair insetos. Não faz mal que o lixo não esteja separado por tipo de material, pois ele será separado e enfardado.

Quando as latas estiverem cheias dê o destino certo para cada uma: coloque o lixo úmido e o reciclável no horário e no dia certo da coleta convencional.

 
 
 
 
Newsletter
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
INSCREVER-ME
Endereço
Av. Olavo Moraes, nº 869
CEP: 96180-000
Atendimento
Segunda a sexta das 08h30 às 12h e das 13h30min às 17h
Acompanhe
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia