Ir para conteúdo do site
Acessibilidade
aumentar fonts
diminuir fonts
aumentar/diminuir contraste
mapa do site
acessibilidade
Conteúdo Menu Busca Rodapé

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Twitter
Facebook
Orquestra de Câmara Getúlio Vargas
Principal   Orquestra de Câmara Getúlio Vargas -

Nossa História

A Orquestra de Câmara Getúlio Vargas foi criada em 2003 com o objetivo de utilizar a música como ferramenta no processo de socialização, prevenção e inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo as habilidades sociais que favorecem o relacionamento interpessoal, estimulando a participação cidadã e o protagonismo.

A criação de uma orquestra no bairro Getúlio Vargas partiu do sonho da senhora Jussara Machado, à frente da então Secretaria Municipal 
do Trabalho e Ação Social.

Em outubro do mesmo ano, sob a coordenação da senhora Vera Farias e comandado pela professora Marta Suppi, a modesta “Banda Instrumental Centro Comunitário Getúlio Vargas” formada por crianças e adolescentes do bairro deu início a suas atividades com instrumentos de percussão, escaletas e flautas.

Iniciava-se então uma revolução no bairro, as famílias acostumar-se-iam a partir de então com novos sons que mudariam a própria identidade do bairro.

Porém, montar uma orquestra representa em si um grande desafio. A aquisição dos primeiros violinos ocorreu através de doações particulares e de entidades apoiadoras como Rotary e MACAM, além da participação em editais do Conselho Municipal da Assistência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com projetos elaborados pela assistente social Mônica Ogliari. Assim, o projeto da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas decolava para outras etapas.

Premiações

Com uma formação respeitável em 2005 a já Orquestra de Câmara Getúlio Vargas recebe o troféu Cultura, conferido pela Secretaria Estadual de Cultura.

Entre os anos de 2005 e 2006, em consequência do prêmio estadual, a OCGV fez apresentações na serra gaúcha. A orquestra ficou conhecida para além das fronteiras do município levando com orgulho o nome de nossa Camaquã até outros rincões do estado.

Em 2009, já de casa nova e agora vinculado ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Getúlio Vargas, os ensaios era frenéticos. As crianças e adolescentes passaram a contar não somente com os professores de música, mas também com uma equipe de profissionais (assistente social e psicólogos) que acompanhariam os integrantes da escola de música e orquestra juntamente com suas famílias.conhecida para além das fronteiras do município levando com orgulho o nome de nossa Camaquã até outros rincões do estado.

Em julho de 2010, sob a regência do maestro e professor Everton Peter, carinhosamente conhecido como Tom, a OCGV ganhou mais um prêmio Cultura Famurs/Codic, durante o 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura em Porto Alegre.

 

E surge uma nova geração...

As formações da Orquestra se modificaram ao longo dos anos devido às demandas de vida de seus integrantes. A composição atual é de 11 integrantes de 10 a 22 anos, dois professores Leandro Hirt e Gilvan Soares, sendo que este último é o regente e maestro da OCGV desde 2014. O CRAS Getúlio Vargas está sobre a coordenação da senhora Clair Rodrigues desde 2016.

Atualmente 76 crianças e adolescentes estão matriculados e frequentando regularmente a Escola de Música Everton Peter e a seguir assumirão novos postos na OCGV.

Pessoas especiais que fizeram parte desta história

Regentes

Marta Suppi

Susy Rocha

Éverton Peter (in memoriam)

Luis Borges

Gil Soares (2014 - atual)

Professores

Cristhyanfer Andrade Laguna

Evandro Silveira da Rosa

Edinaldo Jhonson

Éverton Peter (in memoriam)

Luis Borges

Marta Suppi

Matheus Sacramento

Mikael Araújo Dias

Ricardo Ferreira da Silva

Simone Vargas Ferreira

Suzi Rocha

Coordenadoras

Vera Farias (2003 - 2016)

Clair Rodrigues (2017 - atual)

Secretárias

Jussara Machado

Laci Meinhardt

Marizabel Giacomuzzi

Josiane Longaray

Alessandra Nunes

Lisiane Santos

                Este é um pequeno relato da história destes 15 anos. A história acontece a todo momento e somos responsáveis por torna-la a cada dia mais gloriosa. Portanto lembramos: Sonho que se sonha só, é apenas um sonho que se sonha só. Escreva conosco esta história!

Para mais informações ou agendar apresentações ligue: 3671-8430 ou 36971-2747.

Concerto 15 Anos Tocando Vidas

 

 
 
 
 
endereço
Av. Olavo Moraes, nº 869
CEP: 96180-000
atendimento
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08h15m as 17h
telefone
(51) 3671-7200
Newsletter
Cadastre-se e receba informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.