Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Twitter
Rede Social Facebook
Turismo

Forte Zeca Netto

Sua construção foi iniciada, possivelmente, no ano de 1903 e concluída em 1904, dotada de todo o conforto desejado para a época quando Camaquã deveria contar com menos de 150 prédios. Era a residência e sede da Fazenda da Chácara de propriedade do General Zeca Netto, líder Maragato na Revolução de 1923.
A Revolução de 1923 se deu em razão do prolongado governo de Borges de Medeiros, de caráter personalista e aspecto ditatorial feria e afrontava o espírito liberal de grande parte do povo gaúcho. Um pequeno incidente seria suficiente para desencadear a revolta. Em novembro de 1922, previa-se a realização de eleições. Novamente Borges de Medeiros apresentava sua candidatura pelo Partido Republicano, motivando agitação política. A oposição não dispunha de candidato capaz de fazer frente ao poder eleitoral governista. Seria preciso um candidato que conseguisse aglutinar os diversos partidos oposicionistas. O único nessas condições era Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Um grupo de estudantes apelou ao velho Assis para que consentisse em sua candidatura e ele acabou por concordar, desde que lograsse obter apoio político do Partido Federalista, dos remanescentes do Partido Democrático e de dissidentes do Republicano. Não eram apenas dois homens que se defrontavam nas urnas naquele novembro de 1922 – eram dois princípios, dois ideais que não se associavam nem se confundiam.
Por seu inigualável valor histórico, o espaço foi adquirido pela prefeitura em 1991, e no ano seguinte tombado como Patrimônio Público Cultural do Estado do Rio Grande do Sul em 09 de julho de 1992. Em 1996, completamente restaurado, o Forte Zeca Netto é entregue à comunidade. Serviu de residência ao legendário General José Antônio Netto – o Zeca Netto, líder das lutas entre libertadores e chimangos nas revoluções de 1893 e 1923.    
No local, funcionam a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, a Biblioteca Pública Oswaldo Lessa da Rosa, o Memorial Zeca Netto, o Museu Divino Alziro Beckel, a Biblioteca “Rio Grande do Sul - Pedaço do Mundo”, acervo particular do escritor Barbosa Lessa e o Memorial da 16ª Região Tradicionalista.
Horário de visitação: Terça-feira a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Finais de semana e feriados das 8h às 18h com agendamento prévio.
Agendamento: As escolas ou visitantes interessados em visitar o Museu deverão marcar o dia e a hora pelo telefone 3671-5288.

 
 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia