29 JUL 2015
Secretaria da Saúde adere ao PESC através do Projeto Fitoterápicos

Através do projeto Fitoterápicos Plante Esta Ideia, a Secretaria Municipal da Saúde aderiu Programa de Educação para Saúde na Comunidade – PESC, da Celulose Rio-grandense que apoia projetos de saúde realizados nos municípios de base florestal da empresa. No dia 14 de julho, o IFSUL Camaquã, parceiro do projeto através do Ifitosul Medicinais sediou a primeira atividade do PESC em Camaquã.

No encontro, pais e alunos do IFSUL Camaquã e integrantes do grupo de nutrição da SMS aprenderam um pouco sobre alimentação saudável, com a palestra da coordenadora do Ifitosul Madicinais, Fedra Quijano, sobre reaproveitamento de alimentos, das nutricionistas da Saúde Juliana Pinto e Thaise Danelon que ensinaram uma série de receitas saudáveis e da coordenadora do Fitoterápicos Plante Esta Ideia, Catia Menezes, que falou sobre os benefícios medicinais dos alimentos, plantas e temperos. A observadora e representante do PESC do Grupo Vida, Jaqueline Iepsen acompanhou a atividade.

No evento, houve o preparo e a degustação das receitas de água aromatizada, patê de ricota com cenoura, tabule, espetinho de frutas com chocolate, chá de hibisco com gengibre e barquete de berinjela e alcachofra. E a conclusão dos participantes é de que é possível ter uma mesa bonita, gostosa e saudável, rica em frutas e verduras.

Ultrapassando fronteiras

O projeto Fitoterápicos Plante Esta Ideia está em expansão com atividades dentro e fora do município. Nos últimos meses, foram realizadas atividades de capacitação e oficinas no interior do município nas localidades de Santa Auta, Galpões, Bonito, Capela Santo Antônio atendendo a solicitação de escolas, clubes de mães e entidades. O trabalho rendeu boas parcerias como com a Emater-RS/Ascar e a EMEI Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária que possui uma estufa de plantas medicinais.

O projeto da Secretaria da Saúde agora ultrapassa os limites do município. A ideia vem agradando outros municípios como Chuvisca, Cerro Grande do Sul, São José do Sul e Sapiranga que buscam informações, visitam o herbário localizado na SMS e convidam para atividades de capacitação na área.

(Foto: Divulgação)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024