27 JUL 2015
Carta Aberta à População apresenta resolução do 1º Fórum de Cultura

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO E AUTORIDADES DO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ

As organizações da sociedade civil de CAMAQUÃ e os seus diversos coletivos de artistas, membros de sindicatos, movimentos e organizações sociais, além de todas as pessoas de bem dedicaram-se durante o I Fórum Municipal de Cultura, realizado em Maio de 2015, a articular propostas de políticas públicas de cultura, instrumento cuja valorização permite o ingresso de todo cidadão camaquense no fazer cultural de sua comunidade ou de outra local. Essa proposição expressa a valorização de nossa cidade, a afirmação das identidades, e a importância da diversidade, servindo como um importante meio para a construção da cidadania cultural e do desenvolvimento humano em nossa sociedade.

Tendo em vista a realidade atual que vem passando nosso país e município, e pela necessidade urgente de investir na cultura como parte do desenvolvimento social e econômico do município, foi apresentado neste I Fórum de Cultura o resultado da Iª Conferência Municipal de Cultura organizada pela comunidade camaquense juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em Março de 2015, no Cine Teatro Coliseu. Assim  expomos algumas sugestões desta Conferência:

1)Criar Lei do Patrimônio Cultural

2)Ampliar a zona de especial interesse histórico e cultural até a Praça Santa Cruz, tornando de interesse público todos os imóveis dentro deste espaço com tombamento dos prédios

3)Investimento e estímulo à preservação dos prédios de clubes sociais com valor histórico e cultural.

4)Realizar um levantamento minucioso para conhecermos a realidade cultural: artistas locais, diversidade cultural, expressões artísticas.

5)Garantir a continuidade dos projetos dos Orquestra de Câmara Getúlio Vargas e Circo Parangolés

6)Criar um espaço para toda e qualquer manifestação cultural de nossa juventude.

7)Conclusão do projeto cultural da Praça Zeca Netto.

8) Programar ações que justifiquem o título da cidade “Camaquã Terra Farroupilha”.

9) Fortalecer a identidade- Terra Farroupilha.

10) Sinalizar roteiros farroupilhas

11) Criação dos pontos de cultura nos bairros para fomentar a cultura local; organizar os espaços existentes e construir outras que atenda aos diferentes públicos: crianças, jovens e idosos.

12)Fomentar o Turismo Rural, com políticas de intercâmbio entre a cultura do campo e a cultura da cidade

13)Regulamentar o funcionamento do Fundo, bem como suas transferências, criando critérios transparentes para avaliar os projetos.

É nesse contexto o nosso pensamento de que a cultura política, as trocas entre as pessoas, a humanização das relações sociais podem e devem ser modificadas também pela ação cultural e pela democratização participativa.

Percebemos  que muitas são as dificuldades da região Centro-sul de compor parcerias eficazes com setor da iniciativa privada no reconhecimento e sensibilização da importância e da fidedignidade no apoio de projetos culturais do município. Cabe também às mídias locais retroalimentar os meios de comunicação como forma de divulgar os acontecimentos culturais do município, uma vez que Camaquã é rota de passagens para outras regiões e os ouvintes e leitores poderão saber um pouco de nossa história e a construção dela. Por essas questões acreditamos no apoio da comunidade.

Vimos pela presente Carta Aberta à população, apresentar e manifestar a intenção de juntos criarmos mecanismos relevantes para efetuarmos um projeto de cultura que seja includente, e acima de tudo, capaz de promover mudanças no pensamento e comportamento de cada camaquense no que tange a valorização cultural de todos espaços, mesmo que neste exista apenas um cidadão. Esta carta é o resultado de duas das ações construídas junto com a sociedade civil servindo como instrumento de reflexão e mudanças.

Diante do exposto e em acordo com todos os participantes do I Fórum Municipal de Cultura de Camaquã, fica acordado:

Criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Eleger um Conselho Municipal de Políticas Culturais com a representação paritária de:

a) Colegiado Setorial de Artes Visuais (artes plásticas, audiovisual, fotografia): 2 representantes

b) Colegiado Setorial de Música: 2 representantes;

c) Colegiado Setorial de Artes Cênicas (teatros, circo, dança): 2 representantes;

d) Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura: 2 representantes.

e) Colegiado Setorial de Cultura Popular: 2 representantes;

f) Colegiado Setorial de Ciências Humanas: 2 representantes;

g) Colegiado Setorial de Produtores culturais: 2 representantes;

h) Colegiado Setorial de Patrimônio Cultural: 2 representantes.

Camaquã, 22 de maio de 2015.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024