21 JUL 2015
Produtores de uva recebem assistência técnica gratuita

Nesta segunda-feira (20), os produtores de uva de Camaquã participaram de uma capacitação sobre o cultivo da videira com o engenheiro agrônomo Valdemir Bellé, instrutor do Senar. A consultoria gratuita é uma parceria do SENAR, Sindicato Rural de Camaquã e Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento. O produtor Ilson Osterberg, da Chácara dos Padres, cultiva videiras há doze anos e afirma que este trabalho é muito importante: “Quanto mais a gente aprender melhor”.

Os produtores receberão a visita do consultor, que foi escolhido pelos próprios produtores, em suas propriedades a fim de fazer um diagnóstico da vitivinicultura no município. De acordo com o engenheiro agrônomo da SMAA, Vilmar Ferreira, este é um trabalho personalizado e completo que inclui análise de solo e acompanhamento durante todo o processo como escolha do local, plantio, sistemas de condução propagação, poda, tipos de poda, principais doenças fúngicas, viroses, bacterioses e nematoides, principais pragas, colheita e pós-colheita e comercialização. “Este trabalho é importante principalmente para que realizemos um planejamento das ações futuras no grupo de produtores de uva”.

O secretário da pasta, José Carlos Dorneles, comenta que a medida integra um cronograma de organização da cadeia produtiva em grupos e ações que visam capacitar e criar condições e estrutura para que elas possam ter sustentação e crescimento. “Acreditamos que a organização, em cooperativas e associações, é a melhor forma dos produtores se reunirem e lutarem por mais renda em sua propriedade”, explica Dorneles.

(Foto: Gabriela Brito)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024