16 JUL 2015
Passagens de ônibus urbanas e semi-urbanas são reajustadas

Valor da passagem do transporte coletivo urbano passa para R$ 2,20 e o transporte semi-urbano para R$ 3,70 a partir desta segunda-feira

A partir do dia 20 de julho, o valor da passagem de ônibus urbano passará para R$ 2,20 e do transporte semi-urbano para R$ 3,70. O aumento se deve ao pedido protocolado pelas empresas de transporte coletivo urbano e semi-urbano para reajuste junto ao Poder Executivo e encaminhado para análise por parte do Conselho Municipal de Transportes.

Em relação ao transporte coletivo urbano, o reajuste decorre da apresentação de planilha de custos por parte das empresas, cujo estudo apontou que o valor mínimo da passagem deveria ser de R$ 2,51. Após duas reuniões do Conselho e acalorados debates acerca dos valores, houve consenso inicial no que tange a necessidade do reajuste considerando a elevação significativa das despesas de manutenção das empresas, principalmente os reajustes significativos do valor do óleo diesel e do valor de aquisição de pneus.

Entretanto, o valor apresentado pelas empresas não foi aceito, uma vez que geraria um reajuste de 25% sobre o valor atual da tarifa e viria em flagrante prejuízo aos usuários. Assim sendo, na primeira reunião realizada para discussão do tema foi sugerido pelo representante da União de Associação de Bairros, o valor de R$ 2,25, porém este valor foi contestado pelo secretário dos Transportes Clayton Dworzecki Soares, que sugeriu que o valor deveria ser de no máximo R$ 2,20, tendo prevalecido o valor de R$ 2,25, que recebeu o maior número de votos.

No entanto, a votação foi contestada, sob a alegação de que duas entidades que votaram naquela oportunidade não teriam direito a voto. Embora os votos sob suspeição não fossem alterar o resultado da votação: “O Poder Executivo optou por realizar nova reunião, uma vez que as decisões do colegiado sempre foram pautadas pela transparência e legalidade e não poderia sob hipótese alguma gerar duvida e/ou ser considerada válida após constatada a irregularidade”, afirma Dworzecki.

Portanto, uma nova reunião foi realizada, sendo colocado novamente em votação sendo que o valor aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes foi de R$ 2,20, por ter recebido o maior número de votos. Posteriormente, a decisão do conselho, órgão consultivo, foi encaminhada para a administração para fixação do valor da tarifa.

Na tarde do dia 10 de julho, em reunião realizada na Secretaria Municipal dos Transportes, o secretário dos Transportes propôs às empresas a assinatura de um termo de cooperação para implantação de 15 novos abrigos de ônibus no município, o que foi aceito pelas empresas, que têm o prazo de seis meses para cumprimento do termo. De posse dessas informações e considerando o comprometimento firmado pelas empresas em investir no sistema de transporte coletivo urbano, o Prefeito Municipal, João Carlos Machado, ratificou a decisão do Conselho e fixou o valor da tarifa em R$ 2,20.

Por outro lado, no transporte coletivo semi-urbano (rural) o reajuste tem por base o aumento anual do valor da tarifa concedido pelo DAER, e a elevação dos custos de operação das empresas, tendo sido fixado o valor de R$ 3,70 o valor da tarifa mínima.

(Foto: Mayara B. Farias)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024