03 JUL 2015
Secretário dos Transportes participa do TranspoSul

No dia 25 de junho, o secretário dos Transportes Clayton Dworzecki e a fiscal de transportes Elis Regina Garcia participaram da 17ª Feira e Congresso de Transporte e Logística – TranspoSul, que ocorreu na Fiergs, em Porto Alegre. Durante a feira, eles participaram do VIII Fórum do Instituto Zero Acidente, que reuniu palestrantes de diversas áreas para falar de segurança no trânsito sob diferentes ângulos e contou com o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Szinvelski, o defensor público Juliano Viali dos Santos, o secretário de mobilidade urbana de Gravataí, Adão de Castro, e o coordenador da área de trânsito do Conselho Regional de Psicologia/RS, Lúcio Fernando Garcia.

Falando sobre a integração de esforços e competências no trânsito, Szinvelski frisou a importância da contribuição dos empresários para enfrentamento do problema da acidentalidade. Ao final da palestra, que abordou amplos aspectos da questão do trânsito e competências do Detran/RS,  o diretor ainda apresentou a posição da Autarquia em temas polêmicos como o exame toxicológico: “Essa é uma medida discriminatória, ilegal e inconstitucional. Aos motoristas de caminhão e de ônibus rodoviário não se pode impingir a suspeição acerca de uso de drogas, sem critérios técnicos precedidos de análise e de investigação médica. O Código de Trânsito Brasileiro já prevê a perícia médica e a exigência de exames complementares por requisição do médico, se o perito assim o entender. E isso vale para todos os condutores, não somente para os profissionais”, concluiu.

Após o evento, o secretário Clayton Dworzecki conversou com o Szinvelski do Detran/RS acerca do processo de formação dos agentes de trânsito de Camaquã, cujo concurso deverá ser realizado nos próximos meses. O diretor-geral colocou o Detran à disposição do município para o processo de formação dos agentes, e destacou a importância da iniciativa, frente à crescente demanda na área de trânsito e à necessidade de fiscalização como forma de prevenção de acidentes.

(Foto: Divulgação)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024