30 JUN 2015
Entreposto de Ovos e Abatedouro de Aves são inaugurados

Ocorreu na tarde desta terça-feira (30), a cerimônia de inauguração do Entreposto de Ovos e Abatedouro de Aves na EMEF Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária. O evento contou com a presença do prefeito João Carlos Machado, do vice-prefeito Paulo Mecca, da secretária de Educação Jussara Jaques, do secretário da Agricultura e Abastecimento, José Carlos Dorneles e demais autoridades.

A obra de reforma do Abatedouro de Aves e Entreposto de Ovos tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar no município, estruturando a construção de cadeias produtivas sustentáveis, autônomas e eficientes. As agroindústrias familiares ou de pequeno porte encurtam o caminho entre produtor e o consumidor, trazendo incremento de renda aos produtores, além de segurança alimentar para quem consome. As obras foram subsidiadas com Recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Camaquã (COMDAC), nos valores de R$ 9.802,00 no abatedouro de aves e de R$ 8.196,90 no entreposto de ovos.

Além disso, as dependências serão cedidas à Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (COOPERTRAF) e à Cooperativa de Agricultura Diversificada de Camaquã (COOPERAD). O produtor Etelvino Rocke que faz parte da feira dos produtores há nove anos, comemora a iniciativa. “Vai ser muito bom, pois vamos poder vender galinhas caipiras e ovos na feira e em outros lugares com autorização e fiscalização.”

A Secretária de Educação, Jussara Jaques salienta a grande oportunidade dos alunos “É uma grande conquista para a escola, pois nossos alunos poderão desenvolver uma atividade com segurança e fiscalização.” O secretário da Agricultura e Abastecimento acredita que essa união trará benefícios para toda a comunidade.

O prefeito João Carlos Machado afirma que está muito feliz pelo momento.“Estamos aqui para fazer isso e muito mais por nossos produtores. Ficamos muito felizes de estar preparando eles para o mercado, pois depois dessa instalação e inspeção poderão vender os produtos em qualquer lugar, além de que vamos ter maior segurança alimentar.”

(Foto: Paola Andrade)

30/06/2015