19 JUN 2015
Encontro Educacional em Nutrição estimula o cuidado com a saúde

No dia 18 de junho, foi realizado mais um Encontro sobre Educação Nutricional promovido pelo Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde do qual participam as nutricionistas da SMS, Juliana Pinto e Thaise Danelon. O evento teve como tema DSTs seu tratamento e formas de ação e contou com a participação da enfermeira Danieli Hain, do Serviço de Assistência Especializada – Setor de HIV.

O público recebeu orientações de como se prevenir e como proceder em caso de suspeita de contágio: “A SMS possui o teste de HIV que é realizado na hora, e o resultado fica pronto em 15 minutos”, explica. Na ocasião, vários participantes realizaram o teste gratuitamente. Danieli explicou que atualmente todo o acompanhamento e tratamento das pessoas que possuem o HIV é realizado em Camaquã pelo SUS.

Na sequência, a coordenadora do projeto “Fitoterápicos Plante esta Ideia”, Cátia Menezes, explicou sobre as plantas medicinais cujos chás tem o poder de limpar e proteger o fígado: “Cardo mariano, dente de leão, picão, alcachofra, aipo, agrião, salsinha e jurubeba são algumas das plantas que possuem este princípio ativo”, explica. Ela destaca que nenhum chá deve ser tomado mais que três dias consecutivos e que o mais correto é fazer um rodízio das plantas medicinais, optando sempre pela planta ao invés do chá de saquinho.

Ela dá uma receita que auxilia no tratamento preventivo e aumento da imunidade: separar algumas folhas de agrião, colocar em uma xícara e despejar água quente em cima, deixando em infusão por dez minutos. “Pode até temperar com um pouquinho de sal e salsinha, deve-se tomar a água e comer as folhinhas como em uma sopinha antes de deitar”.

A cada encontro o público aprende um pouco sobre diversos temas conforme e conta Regina Bernard: “Adoro os encontros, pois aprendo bastante”. O casal Orni Dias e Dejanir Gomes do Espírito Dias participam juntos e notam resultado através das dicas dadas a cada encontro. Para Cleni Venske o momento é de aprendizado: “Gosto de aprender e anoto tudo, estou curiosa para aprender ainda mais”. Ela revela que vem mudando hábitos, buscando temperos e chás naturais e vem notando melhora com esta prática.

O evento com entrada gratuita e é aberto ao público em dois horários: das 10h às 11h30min e das 13h30min às 15h. O próximo é no dia 16 de julho na sala de reuniões do Centro Administrativo com o tema plantas medicinais, e abordará como aproveitar melhor as plantas e seus benefícios através dos chás, saladas e emplastos entre outras formas de utilização, além de orientação nutricional. Mais informações com a Secretaria da Saúde pelo telefone 3671-3366 com Cátia.

(Foto: Gabriela Brito)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024