18 JUN 2015
Figueira é transplantada para a Praça do Floresta

Em uma grande ação conjunta ocorreu nesta quarta-feira (18) o transplante de uma figueira para a Praça do Floresta. Executada em parceria pela Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro – AUD, o transplante foi uma ação muito bem planejada pela sua dificuldade, uma vez que a árvore pesa quinze toneladas e suas raízes eram profundas. A figueira foi doada por Ervino Bierhals, morador da Rua Sete de Setembro, que plantou a muda há 39 anos, mas não esperava que fosse crescer tanto.

Primeiro houve a poda da árvore, a ação da CEEE para o desligamento da energia e manutenção da rede, o trabalho da arquiteta da Infraestrutura para avaliar qual o melhor local para o plantio junto com a comunidade, e então a retirada com as máquinas da Infraestrutura e o transporte com a prancha da AUD. “Foi uma grande ação que deve ser vista como uma exceção”, explica a secretária do Meio Ambiente, Isabela Garcia. Ela conta que antes de se plantar uma árvore é necessário planejar: “Precisamos nos informar sobre o porte da árvore, o local do plantio para que não atrapalhe os fios da rede de luz, para não resultar em um prejuízo futuro”. Ela informa que a SMMA não tem licença para abate apenas para poda e transplante de figueiras.

O secretário da Infraestrutura, José Adolfo Castro, também acompanhou o trabalho e afirma que é importante a comunidade ser atuante e cooperar na limpeza e organização dos espaços públicos urbanos: “Teremos uma cidade muito mais agradável de se viver se cada um ajudar a cuidar”. O prefeito João Carlos Machado esteve no local e elogiou o trabalho da moradora Catita Severo que vem liderando ações de cuidado e melhorias na Praça do Floresta. Catita acompanhou todo o processo e estava muito contente: “Ela veio majestosa. Os amigos da Praça agradecem!”. Parece que até São Pedro gostou, pois ao cair da tarde abençoou com uma chuva regando a figueira.

(Foto: Maria da Graça Severo)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024