15 JUN 2015
Camaquã lança selo honorífico “Camaquã, Terra Farroupilha”

O Forte Zeca Netto foi palco, na noite de quinta-feira (11), do coquetel de lançamento do Selo Honorífico Municipal “Camaquã, Terra Farroupilha” e do Guia Turístico e Histórico de Camaquã. A cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários municipais, autoridades e comunidade.

Tudo começou quando em maio de 2013, o município recebeu o título de “Camaquã, Terra Farroupilha”, através do projeto elaborado pelo vereador Fulvio Lessa da Rosa. Na ocasião, o vereador salientou que os empresários do município necessitavam de um selo, de uma marca que identificassem seus produtos e serviços com o local de origem. Com esse objetivo o selo foi elaborado, lembrando a história e a relação que o município tem com a Revolução Farroupilha. “A valorização da nossa história relacionada à epopeia farroupilha reforça os valores libertários e estimula a autoestima dos camaquenses”, ressalta o vereador. O prefeito João Carlos Machado, parabenizou a iniciativa e salienta a importância de conhecer a história. “Quanto mais conhecermos a história, mais nos orgulhamos de ser camaquenses”, afirma o prefeito.

O resultado é um trabalho em conjunto do vereador Fulvio Lessa da Rosa, do publicitário Eduardo Gazzola responsável pela arte, com o Governo Municipal, através da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Monteiro e da secretária de Cultura e Turismo, Marla Crespo. A obra é produto de uma série de reuniões com o objetivo de chegar a uma arte que representa Camaquã, suas riquezas e também atenda a questões comerciais.

O selo será utilizado em documentos e mensagens institucionais e é facultativo em rótulos de embalagens e meios eletrônicos em comunicação em geral. “Sua utilização será de grande relevância para a divulgação do município, contribuindo para a afirmação da identidade e turismo, o que fomentará a economia local”, explica Marla Crespo. Ela salienta que o desenvolvimento do selo não onerou os cofres públicos. Na ocasião, o publicitário Eduardo Gazzola e a arte finalista, Luciana Corrêa, assinaram um termo de doação. Durante a solenidade, Gazzola explanou sobre o estudo aprofundado que resultou nos elementos do selo, bem como a admiração e gratidão que possui pelo município, o que o fez não cobrar o serviço, que pela tabela de normas do CENP e da Legislação de Indústria da Propaganda, é estimado em R$ 11.306,62.

(Foto: Mayara B. Farias)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024