08 ABR 2015
Produtores realizam visita técnica sobre o cultivo da erva mate

Dentro do projeto de resgate da cultura da erva mate a Secretaria da Agricultura realizou, no dia 7, uma visita técnica a Arvorezinha e Ilópolis, a fim de conhecer a cadeia produtiva da erva mate. O grupo de cerca de 40 produtores, acompanhados do engenheiro agrônomo da SMAA Vilmar Ferreira e do secretário de Meio Ambiente, João Batista Caldasso da Silva, conheceram duas propriedades do maior polo ervateiro do estado, nas quais a produção de erva mate é realizada de maneira integrada com outras culturas como a cana-de-açúcar e o milho, ou até no meio da mata nativa.

Além disso, a comitiva visitou duas indústrias de beneficiamento de erva mate, uma que produz a erva para consumo do chimarrão e outra que utiliza a erva mate como base para a produção de cosméticos.

Outra parada ocorreu no viveiro de mudas no qual diversos produtores adquiriram ao todo cerca de 1500 mudas para iniciar a sua produção. “Este com certeza foi o ponto alto da visita, pois ali produtores espontaneamente deram o pontapé inicial para o início da sua produção”, afirma satisfeito Vilmar Ferreira. Através da visita técnica, os produtores puderam enxergar todo o processo da cadeia produtiva da erva mate desde a produção das mudas, o sue cultivo e a transformação até chegar no produto final. De acordo com o Ferreira o próximo passo é realização de um seminário sobre a cultura da erva mate com data prevista para junho.

(Foto: Vilmar Ferreira)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024