30 MAR 2015
Pesquisa sobre a comunidade negra de Camaquã será publicada em livro

Neste ano, a divulgação e discussão da cultura afro-brasileira será intensificada pelo Governo Municipal, a partir da conclusão da pesquisa “Registro da História da Comunidade Negra em Camaquã”. Iniciado em 2007, este trabalho desenvolvido pela Secretaria da Cultura e Turismo contará em 2015 com a experiência do professor e pesquisador Dr. Arilson dos Santos Gomes, que possui excelência em pesquisas relacionadas ao Estado do Rio Grande do Sul.

O investimento da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo tem como objetivo trabalhar a cultura afro-brasileira como parte fundamental da constituição cultural brasileira, através da promoção de políticas que visem o fim do preconceito racial e gerem a cidadania plena. “Essas são tarefas prioritárias da gestão pública, através de ações culturais e educativas, por entender que o tema afro-brasileiro está presente no cotidiano da cidade”, comenta a professora Fernanda Torino que integra o projeto. Ela comenta que, neste momento, é necessário avançar e conhecer quem é a comunidade negra camaquense na sua historicidade e identidade peculiar, pois, via de regra, opera-se com dados produzidos em outras realidades, que enfocam situações culturais que são parecidas, mas de forma nenhuma idênticas àquelas verificadas em Camaquã.

“Nossa proposta é que, até o final do ano, o resultado desse trabalho seja publicado no formato de um livro que será entregue à comunidade oportunizando o conhecimento de parte da história do município de Camaquã até então silenciada”, completa a secretária de Cultura e Turismo, Marla Crespo.

Foto: Samuel Silveira / AO

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024