13 MAI 2014
Cine Teatro Coliseu é o primeiro prédio Tombado pelo Poder Público Municipal

O Cine Teatro Coliseu, referência cultural, artística e arquitetônica de Camaquã agora é Patrimônio Tombado pelo Município. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (12), pela secretária Municipal da Cultura e Turismo, Marla Crespo. O Tombamento do Coliseu, oficializado através do decreto 17.568 do último dia 9 de maio, ocorre no ano do seu centenário. A iniciativa também compõem a série de ações alusivas aos 150 anos de Camaquã. É o primeiro prédio tombado pela municipalidade e o segundo em Camaquã. A outra construção é o do Forte Zeca Netto, tombado na década de 1980 pelo governo estadual.

Também dentro das comemorações dos 100 anos do local, o Museu Divino Beckel está realizando a 12ª Semana Nacional dos Museus, no Coliseu. Sob o tema “Coleção cria Conexões” escolhido pare este ano, o Museu leva para o teatro uma mostra de símbolos que compõem a história cultural, religiosa e educacional de Camaquã.

Na solenidade, servidora Andréia Becker, coordenadora do Memorial da Câmara Municipal de Vereadores e que ajuda a liderar um projeto de valorização dos prédios históricos locais, recebeu da procuradora municipal Lilian Bartz o decreto do Tombamento do Coliseu, assinado pelo prefeito João Carlos Machado. Entre os presentes no ato estiveram o prefeito em exercício, Paulo Mecca, expoentes do setor cultural local, além dos secretários municipais Deoclécio Gingo (Especial de Governo); Jussara Jaquês (Educação); Valter Luis de Barros (Fazenda); Elizete Peters (Administração) e João Batista Caldasso (Meio Ambiente).

Construído em 1914, o Coliseu tem sua arquitetura no estilo gótico barroco, própria da primeira metade do Século 19: Ali, o proprietário da obra, José Bukowski, rodava filmes. Com a receptividade do público, surgiu a ideia do teatro. Em 1922, o que era um barracão de madeira ganhou alvenaria ganhou seu formato. Nestes cem anos, o Coliseu abrigou de tudo, permanecendo também fechado em algumas épocas. Sedeou bailes de carnaval, reuniões dançantes e até uma fábrica de móveis funcionou ali. Um registro conta que em 1933 o cinema falado estreou no Coliseu, tendo 15 expectadores como testemunhas.

Familiares se emocionam

Bukowski, morto em 1944, foi representado por familiares na noite de segunda-feira. Eles se emocionaram ao ver o que o ascendente construiu se tormar um Patrimônio Histórico Público. Assim como também esteve presente Egídio Alfredo Schlabitz, prefeito de Camaquã em 1981, época em que o Coliseu foi adquirido pelo Poder Público. Em outubro de 1987 foi entregue à comunidade reformado.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares