10 FEV 2023
SMED realiza capacitação de gestores escolares
Encontro teve como tema “Competências do Gestor Escolar e as relações interpessoais”.

Durante esta semana, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Educação e Desporto (SMED) a capacitação para gestores e supervisores das escolas da Rede Municipal de Ensino. No evento, foram propostas reflexões sobre o tema “Competências do Gestor Escolar e as relações interpessoais”.

Estes momentos foram conduzidos pela coordenadora pedagógica da SMED, Ariadne Arena Garcia Suris, juntamente com Veronice Fernandes de Souza, consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Ariadne elencou em sua fala características de um bom líder e o reconhecimento dos pontos fortes existentes no grupo. A consultora Veronice explanou sua proposta de trabalho para este momento a partir de experiências com o Mancala, um jogo de matriz africana. Após as demonstrações das regras, os gestores colocaram em prática o jogo com seus pares.

Como encerramento, os participantes manifestaram suas opiniões sobre o que chamou a atenção no jogo, estratégias do jogo a serem relacionadas com a gestão escolar e como fazer a diferença no desenvolvimento de liderados.

As técnicas aplicadas durante o jogo Mancala trazem a seguinte mensagem: “Ubuntu! Sou o que sou porque somos todos nós!”.

O secretário da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho e a adjunta, Jaqueline Santos, estiveram prestigiando o encontro e na oportunidade desejaram a todos os profissionais da educação um excelente ano letivo.

Autor: Ascom Prefeitura de Camaquã