23 JUL 2015
Camaquã sedia conferência de Segurança Alimentar

Evento reuniu representantes de 17 municípios

O auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social reuniu representantes das organizações governamentais e da sociedade civil de 17 municípios durante a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Centro-Sul nesta quarta-feira, 22 de julho, com o lema “Comida de Verdade no Campo na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento e Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR, é preparatório para a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul – VI CESANS RS/2015 que ocorre de 19 a 21 de agosto em Porto Alegre e a 5ª CNSAN que ocorrerá em Brasília em novembro.

Na abertura, o secretário da Agricultura e Abastecimento de Camaquã, José Carlos Dorneles, falou da preocupação do poder público com os produtores, pois são eles que produzem alimento e este processo todo inicia com eles: “Estamos proporcionando estrutura e condições aos pequenos produtores”, disse. Em sua fala, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Longaray, salientou que o Conselho de Segurança Alimentar tem como preocupação que o produtor do campo siga em sua propriedade produzindo e receba incentivo para isso através de um trabalho realizado em conjunto com a Emater a fim de levar adiante os projetos que já existem. O gerente adjunto do regional Porto Alegre da Emater/RS-Ascar, Air Nunes dos Santos, destacou que a segurança alimentar é o carro chefe da Emater.

A socióloga Aline Bettio, vice-presidente do CONSEA/RS, ministrou a palestra na qual deu um plano geral sobre a organização e o funcionamento do Sistema Nacional de segurança Alimentar – Sisan. Ela explica que Segurança Alimentar não é uma receita pronta, mas é o direito de todos a alimentação saudável, adequada, de qualidade em quantidade suficiente e de modo permanente, a preços justos, evitando produtos essencialmente industrializados e ultra processados, os transgênicos e agrotóxicos na produção de alimentos baseada em princípios da agroecologia minimizando as desigualdades. “Parabenizo pela iniciativa da realização desta conferência, tendo em vista que, dos 497 municípios do RS, apenas 150 fizeram. E principalmente porque essa é uma conferência que valorizou a participação da sociedade civil, com representantes da comunidade indígena da Barra do Ribeiro e a participação do prefeito João Carlos, o que mostra uma sensibilidade do gestor quanto ao assunto”, frisou.

Na sequência, ocorreu a discussão dos três eixos temáticos: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, regional e estadual e Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade, com a posterior apresentação das propostas pelos grupos e eleição dos delegados que participarão da VI CESANS RS/ 2015.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024