02 JUL 2015
Bombeiros Camaquã realizam treinamento para prevenção e combate a incêndios no IFSul Camaquã

Ocorreu nesta quarta-feira (01), no IFSul Câmpus Camaquã, uma visita do Corpo de Bombeiros de Camaquã, representados pelos Soldados Thiago Almeida, Felipe Fonseca e Éderson Bittencourt, onde mais uma vez os estudantes, servidores e funcionários terceirizados tiveram um treinamento de prevenção e combate a incêndios. A atividade ocorreu em dois momentos: uma parte teórica onde foram abordados temas como: tipos de incêndios, formas de propagação do calor e os tipos de extintores. O segundo momento foi reservado para os exercícios práticos de combate ao fogo, com a utilização de extintores de gás carbônico, pó químico e água.

De acordo com o estudante Ricardo Ortiz, a atividade foi muito importante: “Achei muito importante para escola, pois um incêndio, pode ocorrer com qualquer um, os bombeiros também ajudaram muito nessa situação, pois aprendemos muito com a demonstração prática''. Reforçou ainda o aluno José Leonardo Medeiros: ''Acho que foi importante tanto para o Câmpus como para os alunos, porque nem todos tem acesso ao treinamento, gostei também da explicação, que foi de fácil compreensão, através da prática aprendi como manusear corretamente um extintor''.

A funcionária terceirizada, Maria Cristina Ribeiro, também relatou sua participação: “foi muito importante pois aprendemos que não é sempre que pode se usar a água em casos de incêndio e que a explicação serviu tanto para o Câmpus como para o uso pessoal”. Faustina Araújo considerou necessário e bastante oportuno o treinamento: ''Achei muito importante, já tinha uma noção, pois já tinha participado de outras demonstrações do Corpo de Bombeiros e noto também que é necessário que saibamos manusear o extintor de forma correta, pois isso ajuda muito na hora de apagar um incêndio''.

O servidor Patrick Vieira, Coordenador de Manutenção Geral do Câmpus, que juntamente com a Direção-geral organizou a atividade, falou a respeito: "Entendo ser de suma importância o treinamento de combate a incêndio realizado junto ao Corpo de Bombeiros do município. É preciso que toda a comunidade escolar esteja ciente dos cuidados que devemos ter para que possamos evitar que tragédias aconteçam, e que, diante de alguma situação de risco, tenhamos ao menos uma noção de como agir. Capacitar os trabalhadores do setor de manutenção do Câmpus nos dá uma sensação maior de segurança pois, percebemos que estes saberão como agir em caso de necessidade.

Fotos Divulgação/IFSUL

Fonte: Ifsul Camaquã