02 JUN 2015
Prefeito se reúne com representante da empresa Makena

O prefeito João Carlos Machado, juntamente com o secretário da Agricultura José Carlos Dorneles e o Procurador Chefe do Município, Cristiano Fagundes, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (1º), com o representante da empresa Makena Máquinas, Equipamentos e Lubrificantes LTDA, Radamés Jordano, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edmundo Peter, além dos presidentes das Associações dos Produtores Rurais da Santa Auta e do Bonito a fim de esclarecer o que levou à falta do repasse à Makena, referente a duas retroescavadeiras adquiridas pela Prefeitura Municipal de Camaquã através de uma emenda do Deputado Federal Sérgio Moraes (PTB).

Em 2013, o deputado escolheu contemplar o município de Camaquã com uma emenda no valor de R$ 487.500,00 que beneficiaria os seus produtores com duas retroescavadeiras. Na sequência, a Caixa Econômica Federal autorizou a licitação para a compra dos equipamentos, na qual a empresa Makena saiu vencedora. Conforme dados apresentados, a Prefeitura de Camaquã encaminhou devidamente a contrapartida no valor de R$ 42.391,30 para o banco. Em 2014, as máquinas foram entregues para a prefeitura, porém a entrega técnica não pode ser feita, pois o dinheiro da emenda não foi repassado. As máquinas estão guardadas no depósito da prefeitura em perfeito estado de conservação e nunca foram utilizadas.

Ao final da reunião, o representante da Makena decidiu agendar uma reunião com o deputado: “Ele é o único que ainda pode dar explicações sobre o porquê do não repasse”, afirmou.

O prefeito salienta que fez o possível para conseguir quitar a dívida com a Makena, mas não obteve resultados, e ressalta que enquanto a dívida não for quitada, as máquinas não serão utilizadas. Além disso, na semana passada quando o vice-prefeito, Paulo Mecca, esteve em Brasília aproveitou para reforçar o pedido do repasse da emenda, e até o momento nenhuma resposta foi dada.

(Foto: Paola Andrade)