20 MAI 2015
Produtores participam de curso de Eletricista Rural

Cerca de 15 produtores participaram nesta semana do curso de Eletricista Rural promovido através da parceria entre a Secretaria de Agricultura, Senar, Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros de Camaquã. Com 24 horas de duração, divididas entre a parte teórica e prática, os alunos aprenderam conceitos básicos em eletricidade, componentes básicos em instalações elétricas, instalações em linha aberta, tipos de instalações de condutores, manutenção das instalações elétricas e motores elétricos, entre outros.

As aulas foram ministradas pelo instrutor do Senar, o engenheiro agrícola Sergio Zago, de 18 a 20 de maio no Sindicato Rural de Camaquã. Ele explica que o objetivo da capacitação é que os cursistas saiam prontos para fazer instalações elétricas residenciais com segurança. O agricultor Leandro Bartz, da localidade de galpões, gostou muito do aprendizado e afirma que irá colocar em prática: “Para mim foi tudo novidade, estou aproveitando muito”. Produtor da localidade de Palmeira, Wagner Ávila, afirma que já realizou outros cursos, mas que é importante estar sempre se atualizando: “Estou impressionado, aprendi muito, principalmente na área de proteções para rede”. Outro produtor satisfeito é Jorge Arlindo Carlos, da Capororoca. Ele conta que pretende adaptar muitas instalações na sua própria casa, a fim de torna-las mais seguras.

Os cursos totalmente gratuitos têm como objetivo, além da capacitação em si, a valorização do homem do campo. Além disso, os cursos de Gestão Rural I, e o de NR 31: Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos estão com inscrições abertas. Interessados podem entrar em contato com Vilmar Ferreira na Secretaria Municipal de Agricultura ou pelos telefones: (51) 3692-1623/(51) 9857-8122.

(Foto: Gabriela Brito)