20 MAI 2015
Produtores formam a Aqua-Camaquã

Na tarde desta segunda-feira, 18, na Sala se reuniões do Centro Administrativo, foi realizada a Assembleia de Constituição da Aqua-Camaquã - Associação dos Aquicultores de Camaquã. A ação é resultado de um trabalho de parceria construída juntamente com os produtores, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Emater/RS que coordenam e fornecem o apoio técnico aos produtores, através do agrônomo da SMAA, Vilmar Ferreira, e dos extensionistas rurais da Emater/RS Charlise da Silva Nunes e Mauro Tedesco.

A Associação inicia com trinta produtores e tem como objetivo a exploração dos recursos hídricos, além do fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura, desde a produção do alevino, filetagem e comercialização.

Conforme Ferreira, são bem-vindos todos os produtores que estejam ou queiram se inserir no ramo da aquicultura. “Estamos contentes, pois este é o fruto de um trabalho que iniciou há mais tempo e que foi construído em conjunto com os produtores. Hoje, temos a satisfação de ter uma diretoria eleita por consenso e com representatividade dos diversos setores da cadeia produtiva”. De acordo com o secretário da pasta, José Carlos Dorneles, desde que assumiu em 2013 este trabalho vem sendo fomentado e que esta organização dos produtores através do associativismo é fundamental: “Temos aqui um grupo que, entre outros pontos fortes, é participativo e muito unido”, elogia. Ele destaca que uma parte deste interesse dos produtores nasceu do aproveitamento da Barragem do Arroio Duro para a produção de pescado em tanque e rede com o consentimento da AUD. “Por meio deste trabalho, temos ideias de dar sequência também a novos projetos”, explica. O próximo passo, de acordo com Dorneles, é o levantamento de demandas através do diagnóstico das propriedades dos produtores que integram a Aqua-Camaquã para a elaboração de um projeto e de um programa de financiamento.

Na oportunidade, foi realizada a eleição da diretoria e a aprovação dos Estatutos. O Presidente da entidade é Waldoir de Araújo da Costa, tendo como Vice-Presidente Aleixo Studzinski. Ainda integram a Diretoria o 1° Secretário Luís Antônio Ferreira, a 2ª Secretária Cátia Fontoura Priebe, o 1° Tesoureiro Sérgio Alfeu de Barros, a 2ª Tesoureira Erenita Schmeiscki Dalbem. Como membros do Conselho Fiscal atuam como titulares Hilton Peck Bierhals, Eduardo Molon e Carlos Roberto Barros, e como suplentes Lenara Rodrigues Vasconcelos, Nelino Rackow Voigt e Otacilio Claúdio de Moraes.

(Foto: Paola Andrade)