18 MAI 2015
Obras de drenagem são realizadas em Camaquã

Camaquã tem em sua história registros de grandes enchentes e, por muito tempo, moradores de diversos pontos da cidade sentiam-se temerosos ao ver o céu escurecer antes da chuva. Por esse motivo, a Prefeitura concentrou esforços para garantir tranquilidade à população através de obras de drenagem realizadas em diversos pontos da cidade.

Nos dois anos da gestão de João Carlos Machado, muito já foi feito, como as obras realizadas nas ruas Treze de Maio, Cristóvão Gomes de Andrade, Assis Brasil, Luiza Maraninchi, Pe. Hildebrando Pedroso, Cristal, entre outras. A aposentada Maria da Silva, 63 anos, moradora da rua Cristóvão Gomes de Andrade, comemora a iniciativa, pois era frequente a água das chuvas invadirem a sua casa e dos vizinhos, situação que não voltou a ocorrer após as obras. “Qualquer chuvinha me deixava preocupada, agora não me preocupo mais”, salienta a moradora.

É uma prática de costume da Secretaria Municipal de Infraestrutura que, antes do calçamento ser realizado, todas as ruas a serem calçadas recebam obras de drenagem. Apenas em 2014, as obras novas e a manutenção das já existentes totalizam mais de 4km de canos utilizados, além de mais de 150 novas caixas de drenagem. “Este conjunto de obras integra o plano de ação do Governo Municipal e tem entre os seus objetivos levar mais tranquilidade e segurança aos camaquenses”, destaca o chefe do executivo, João Carlos Machado.

Entretanto, ainda há muito a ser feito e por isso existem diversos projetos em andamento, como o do bairro Vila Nova, um antigo desejo dos moradores. Infelizmente, essa obra ainda não foi realizada, porque uma das empresas que perdeu a licitação, entrou com um recurso na Justiça. Dessa forma, a continuidade desse projeto de drenagem depende de decisão Judicial. “Queremos muito a execução dessa obra pela importância que ela tem para os moradores que residem ali”, salienta a procuradora do município, Rosa Thofhern.

(Foto: Mayara Farias)