14 MAI 2015
Exposição fotográfica promove enfrentamento à violência

Atividade marca pré-lançamento da Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o lançamento da exposição fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”, na segunda-feira (11), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e Centro de Referência da Assistência Social – CREAS, realizou o pré-lançamento da X Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre de 18 a 24 de maio e conta com diversas atividades de conscientização.

A exposição fotográfica organizada pelo CREAS retrata situações de violência e situações de valorização da vida. O fotógrafo Everton Lindemann é o responsável pelas obras e desde o início abraçou a causa. Conforme o psicólogo Pedro Borges, coordenador do CREAS, a expressão artística serve como ferramenta de sensibilização e enfrentamento as situações de violência, fazendo com que as pessoas parem, por um instante, façam o exercício de pensar sobre a imagem, de se colocar no lugar de cada uma daquelas crianças e refletir sobre o cuidado que nossa sociedade vem desenvolvendo com a infância, período extremamente importante para a formação sadia do ser humano.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Longaray, ressalta a importância do projeto: “O combate à violência, ao abuso e à exploração sexual não pode ser foco apenas de instituição especializada, mas de toda a sociedade organizada e de todos aqueles formadores de ideias e opiniões”.

Conforme estudos, a violência e a exploração sexual contra crianças destroem vidas, famílias e na maioria dos casos é praticada por alguém que está próximo, uma pessoa de confiança, o que desperta na criança sentimentos ambíguos que dificultam a revelação. Pesquisas do Centro de Estudos Psicológicos - CEP-Rua da UFRGS apontam que uma em cada quatro meninas serão abusadas sexualmente antes de completar doze anos de idade. Já se sabe, por exemplo, que o impacto da violência sexual na criança vai depender basicamente de três fatores: tempo de duração da violência, relação com o agressor e a reação das pessoas frente à revelação, por isso a importância de capacitações constantes, suporte técnico adequado e eventos de sensibilização como este, portanto, “Valorize a Vida, Não Desvie o Olhar”.

Neste sentido, o CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.). Através da Prefeitura Municipal de Camaquã, o CREAS, já proporcionou capacitações do Centro de estudos Psicológicos CEP-Rua da UFRGS para toda rede de proteção, inclusive colocando-se como referência para os Municípios da região.

Programação:

18/05 – Segunda-feira

14h - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes na Praça Dr. Donário Lopes, com a participação da escola de Circo Parangolés (CRAS Bom Sucesso).

19h - Participação na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

19/05 – Terça-feira

19h - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Posto Sim e no Posto 125.

20/05 – Quarta-feira

8h30min - Capacitação “Violência Sexual: o que fazer?”. Prevenção, identificação e encaminhamentos, ministrada por Davi Manzini Macedo, Psicólogo, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa CEP-Rua-UFRGS e GPVVIC-PUCRS.

Local: Cine Teatro Coliseu, rua Duque de Caxias, n° 190.

Público Alvo: professores e representantes dos serviços que atendem crianças e adolescentes e demais integrantes da rede de proteção e de atenção psicossocial; Técnicos da Política de Assistência Social da região Centro Sul. Vagas limitadas! Inscrições até 18/05 através do e-mail [email protected]

21/05 Quinta-feira

Manhã e tarde - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes no CRAS Bom Sucesso, CRAS Cônego Walter e CRAS Getúlio Vargas.

12h - Participação na Reunião Almoço na ACIC.

24/05 Domingo

14h - Atividade de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Praça Zeca Netto – realizado em parceria com a Linha de Cuidado em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, COMADECAM e CAPS – alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, com apresentações artísticas e oficinas.

Itinerário da Exposição Fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”

11 e 12/05: Centro Administrativo

13/05: Câmara de Vereadores