29 ABR 2015
Cultura comemora aniversário de Camaquã com um mês de atrações

Com o Campeonato de Skate A Secretaria de Cultura finalizou, no domingo 26, a programação de atrações marcando a programação do mês de aniversário de Camaquã. Conforme a secretária Marla Crespo, a ideia foi rechear o mês de aniversário com atividades para todos os gostos. “Tivemos o cuidado de montar uma programação que atendesse todas as tribos e fosse bem eclética, com cinema, música, artesanato, entre outros”. As comemorações iniciaram com a primeira edição do ano da Feira Livre de Artesanato que movimentou a Praça Sylvio Luiz neste no domingo, dia 12. Quem passou por ali pode conferir além dos belos trabalhos dos artesãos, exposição de bicicletas antigas dos colecionadores Vitor Ávila, Valdeci Müller, Paulo Pankowski, Nézio Sampaio e Rudinei Suris, a apresentação do Palhaço Tomé e do “Poesia na Praça” com declamações de poesia pelos poetas da Capocam. Além da estreia do “Palco Aberto”, nova atração na qual a estrutura fica à disposição dos músicos que quiserem se apresentar.

A programação festiva seguiu com o festival Help for Rock uma promoção da Secretaria da Cultura e Turismo através do Projeto Santo de Casa Faz Cultura, com o apoio da Mouro Produções e Maquinados Motogrupo, com o intuito de angariar fundos para o  já tradicional Festival Rock e Poesia O show levou ao palco do Cine Teatro Coliseu na sexta 10, as bandas Trinka e SAMU 65.

Outro evento que marcou o aniversário de Camaquã foi o Cinema Comentado, com a apresentação dos filmes “Marcovaldo” e “Casa de Pompas”, no dia 15 de abril com a participação do cineasta Carlos Eduardo Ribeiro que conversou com o público sobre as produções apresentadas.

Na sequência, a festa de aniversário de Camaquã realizada no domingo, 19 de abril, na Praça Zeca Netto, comemorou os 151 anos da cidade com uma programação diversificada com música do grupo Mas Bah! e Banda de Música da 8a Brigada de Infantaria Motorizada, Circo Parangolés, Escola do Chimarrão e mostra de projetos das secretarias municipais nesse ano, o evento trouxe como diferencial: o Dindinho Tur, uma jardineira que durante todo o dia realizou passeios gratuitos nos pontos turísticos da cidade.

O grande encerramento ficou por conta do Campeonato de Skate, modalidade street que teve como objetivo reunir culturas como rap, skate e grafite. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Desporto e Juventude na tarde de sábado (25), e teve grande sucesso reunindo atletas amadores de Camaquã, São Lourenço do Sul e Cristal que realizaram manobras na pista de skate do Ginásio de Esportes.

A narração ficou por conta de Bruno Nazari, integrante do grupo Southside, que também realizou show no local, assim como Mc Jones, turma do Bboy Tiago e o rapper Joph na batalha de rap. O local ainda recebeu o colorido do grafite dos artistas Alexandre Britz e Eduardo Turski.

(Fotos: Divulgação)

29/04/2015