29 ABR 2015
Grande procura marca início da campanha de vacinação

Iniciou em todo o estado nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra a gripe. Em Camaquã, as pessoas pertencentes aos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros) podem procurar uma das unidades de saúde para receber gratuitamente a vacina. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus. As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. É importante levar a carteira de vacinação.

A campanha será realizada até o dia 22 de maio e a mobilização nacional está marcada para o dia 9 de maio. Neste dia, em Camaquã quatro unidades de saúde estarão funcionando para a imunização e haverá roteiros de vacinação no interior como de costume. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde no RS é de imunizar 80% da população-alvo, que é de cerca 590 mil pessoas. No município, a estimativa é de vacinar 17 mil.

Mais cedo

O início das imunizações na rede pública estadual de saúde foi antecipado em uma semana em relação ao resto do país, como objetivo de garantir a proteção aos gaúchos que se vacinarem antes do início do rigoroso inverno no estado, já que a vacina leva entre 3 a 4 semanas para fazer efeito. Ainda assim, a vacinação iniciou mais tarde em relação ao ano passado, pois o Ministério da Saúde aguardou pela atualização de uma das cepas do vírus.

No dia D, dia 9 de maio, a vacina estará disponível das 8h às 17h no Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder (em frente ao Hospital) - bairro Centro, na Secretaria Municipal da Saúde (ex-Inamps) - bairro Olaria, no Centro Social Urbano - bairro Viegas e no Posto de Saúde Dr. Paulo Cardoso Dora - bairro Carvalho Bastos.

(Foto: Gabriela Brito)