20 ABR 2015
Equipe da EMEI Irmãs Bernardinas analisa possibilidade de construção e aquisição de materiais montessorianos

Após a equipe da EMEI Irmãs Bernardinas visitar a Escola Pró-Saber, em Porto Alegre, para conhecer o método montessoriano adotado por aquela escola, a equipe reuniu-se na tarde da quinta-feira (15), para discutir a viabilidade de construção e aquisição de materiais vistos na visita. A metodologia Montessoriana foi criada pela renomada pedagoga italiana, Maria Montessori. Dentre os princípios básicos estão o respeito às diferenças individuais de cada aluno e a possibilidade da criança escolher suas atividades. Dessa forma, os pequenos criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmos e sobre sua própria educação.

O professor, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, se posiciona como observador, interferindo no trabalho da criança apenas quando é solicitado ou percebe alguma dificuldade. Outro diferencial do método é estimular o aprendizado por meio de atividades práticas. O material Montessoriano foi desenvolvido para possibilitar esse “vivenciar” do conhecimento.

“Ao observarmos um dia de funcionamento da escola, nossos colaboradores constataram que nesta metodologia cabe ao professor ser um cientista investigativo que acompanha, media, observa e principalmente ouve e respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno”, afirma Eliane Mancilha, diretora da escola. A ação faz parte da proposta da escola, que é sempre buscar maneiras de melhorar a educação.

(Foto: Divulgação)