23 MAR 2015
Tribunal Regional do Trabalho implanta processo eletrônico em Camaquã

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região implantou nesta segunda-feira, 23, o Processo Judicial Eletrônico na vara de Camaquã e no Posto de São Lourenço do Sul. A cerimônia que marcou a iniciativa contou com a presença da presidente do TRT RS desembargadora Cleusa Regina Halfen, da juíza titular da Vara do Trabalho em Camaquã, Adriana Moura Fontoura, do vice-prefeito Paulo Roberto Mecca, representando o poder executivo, do presidente da OAB subseção Camaquã, Carlos Brasil, além de magistrados, servidores, advogados, procuradores e autoridades locais. “A previsão é de que, até o fim do ano, o novo sistema, já implantado em todas as Turmas do TRT desde o ano passado, esteja sendo utilizado em todas as unidades do primeiro grau”, anunciou a presidente Cleusa.

A placa que registra a implantação do PJe-JT em Camaquã foi descerrada pela presidente do TRT-RS e pelo vice-prefeito Paulo Mecca (foto). Ao final da solenidade, o advogado Joni Mar Moreira Chaves acessou um dos primeiros processos eletrônicos ajuizados na VT. O procedimento foi acompanhado pelos presentes, em um telão.

Além de eliminar o uso do papel e garantir maior segurança à conservação dos documentos, o processo eletrônico automatiza diversos atos processuais. A celeridade é uma das principais vantagens do sistema: estima-se que o uso do PJe-JT reduza em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento dos processos na comparação com o meio físico. Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamentos até as unidades judiciárias e possibilita o acesso aos autos e o peticionamento via internet, 24 horas por dia. O sistema também permite a consulta processual a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

(Foto: Gabriela Brito)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024