17 DEZ 2014
Conselho Municipal de Trânsito aprova implantação do estacionamento rotativo

O Conselho Municipal de Trânsito e Transportes realizou na noite da última terça-feira (16), nas dependências do Sindilojas, a análise e votação de diversos assuntos colocados em pauta. Dentre os assuntos, destaque para a implantação do sistema de estacionamento rotativo, instalação de novo semáforo, criação do largo da Igreja Matriz e reajuste das tarifas do transporte coletivo.

Os temas foram apresentados pelo diretor de Trânsito e Transporte do Município, Clayton Dworzecki Soares. Após análise e discussão dos conselheiros os assuntos foram colocados em votação pelo conselho, presidido pelo empresário Marco Pires.

Com relação à implantação do sistema de estacionamento rotativo no perímetro central, a aprovação foi unânime. A previsão da administração municipal é de que a implantação do sistema pago ocorra no decorrer de 2015, já que isso deverá ocorrer paralelamente ao processo de contratação de agentes municipais de trânsito, que terão o papel de fiscalizar.

Para as dificuldades de tráfego constatadas na Rua Sete de Setembro, os engenheiros sugeriram a implantação de semáforo no cruzamento dessa rua com a Avenida Olavo Moraes. Para eles isso possibilitaria um melhor controle do fluxo nos cruzamentos anteriores e possibilitaria a alteração das preferenciais no cruzamento da Rua Sete de Setembro com as Ruas Zeca Netto e Luiza Maraninchi. A implantação dessas alterações foi aprovada por maioria.

Também foi aprovado pelo conselho o projeto do Largo da Igreja Matriz, elaborado pelo setor de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e que prevê a integração da Igreja Matriz com a Praça Silvio Luís, através da criação de um espaço compartilhado que prioriza os pedestres e valoriza o centro histórico do Município.

Passagens não tinham reajuste desde 2013

Na parte final da reunião foram analisados e discutidos e aprovados os reajustes das tarifas do transporte coletivo. O transporte coletivo urbano passa de R$ 1,90 para, R$ 2,05. O atual valor, implantado em janeiro de 2013 foi reduzido para R$ 1,75 no decorrer do ano de 2013 em razão de subsídios concedidos pela administração municipal e pelo governo federal. Os conselheiros também aprovaram o reajuste das tarifas do transporte semiurbano, que passará dos atuais R$ 3,10 para, R$ 3,45. A aprovação levou em consideração o impacto gerado pela concessão da gratuidade aos idosos, implantada pela administração municipal no decorrer de e 2014 e a projeção de equiparação da tarifa mínima praticada pelo município com a tarifa do DAER, cujo valor mínimo é de R$ 3,85 e, cuja projeção de equiparação foi estimada para os próximos três anos.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto: Alex Soares