21 NOV 2014
Lançada em Camaquã, ação ambiental do DNIT diverte e informa alunos

A Programação ocorreu nos dias 18 e 19, na Praça Zeca Netto. No dia 20, foi a vez do Centro Social Urbano, no Bairro Viegas, receber a Caravana Cultural do Mirim, projeto itinerante lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Camaquã, que teve o governo municipal como parceiro, juntamente com a  STE (Serviços Técnicos de Engenharia S.A) e a Planalto, foi o município escolhido para o lançamento do projeto.

Os três dias foram marcados por entretenimento, educação e cultura. No centro das atrações, está um teatro de bonecos, que conta a aventura da gestão ambiental da BR-116, rodovia que está sendo duplicada pelo DNIT.

Presente na abertura da ação, o prefeito João Carlos Machado valorizou a iniciativa do DNIT, dizendo que tudo aquilo que venha a fortalecer a conscientização ambiental para todas as idades sempre será bem vindo. Como parceira da iniciativa, a prefeitura disponibilizou pontos de coleta de óleo de cozinha e de resíduos eletrônicos.

Na mesma solenidade, a coordenadora geral de Meio Ambiente (CGMAB) do DNIT, Aline Freitas, afirmou que o objetivo da autarquia é “promover o desenvolvimento, mitigando impactos e criando uma consciência ambiental nas crianças”. Ela ainda lembrou que a Caravana é um projeto pioneiro no Brasil e que deve inspirar iniciativas similares em outras rodovias do país. “Esse será o nosso desafio”, mencionou.

Já o coordenador de tráfego da Planalto, Joni Marques, a empresa acolheu a iniciativa por compartilhar da mesma visão ambiental e por entender que a própria empresa será beneficiada pela duplicação da BR-116. A Planalto hoje conta com 25 horários diários entre Porto Alegre e Rio Grande.

Nas sessões realizadas, alunos de diferentes escolas camaquenses foram convidados pelo mascote da gestão ambiental, o Tamanduá Mirim, a conhecer as atividades da Caravana Cultural. A Eco Patrulha da Escola Estadual São Bernardino de Sena realizou uma limpeza simbólica da praça. Na praça, entre as atrações estiveram oficinas de educação ambiental, distribuição de brindes, biblioteca infantil, show de talentos locais, exposição fotográfica dos Programas Ambientais, ouvidoria, entre outras propostas lúdicas realizadas por meio da arte-educação.

Também participaram da abertura, o engenheiro Wladimir casa, responsável pelas obras de duplicação da 116 na região entre Camaquã e Pelotas, Adriano Panazoto, coordenador geral da STE, os secretários municipais João Batista Caldasso (Meio Ambiente), Jussara Jaquês (Educação) e Maristela Monteiro (Indústria, Comércio e serviços) , além do vereador Leomar Boeira.

_______________________________________

Texto e foto: Amanda Montagna/STE