19 NOV 2014
Diretor de Trânsito participa em Brasília de seminário da Defesa Civil

O diretor municipal de Trânsito e Transporte de Camaquã, Clayton Dworzecki Soares, representou a Defesa Civil local na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizada entre os dias 4 a 7 de novembro de 2014, em Brasília (DF). O encontro teve por objetivo definir as diretrizes que nortearão as políticas públicas para a atuação da Defesa Civil nos próximos anos, tendo como base as mudanças apresentadas pela Lei 12.608/2012, que prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios e entidades públicas, privadas e da sociedade em geral, adotem medidas preventivas, necessárias à redução dos riscos de desastres.

A participação de Soares como representante municipal na Conferência Nacional começou em março, na Conferência Regional, em Pelotas, a convite do coordenador da Defesa Civil Municipal, secretário Deoclécio Giongo. Posteriormente, ele participou da 2ª Conferência Estadual, realizada em agosto, em Porto Alegre, quando foi eleito como um dos delegados para representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional. Todas as despesas foram custeadas pelo Ministério da Integração Nacional.

Neste seminário de Brasília representantes dos 27 Estados  participaram de um amplo processo de discussão e votação, ficando definido como prioridades a valorização dos agentes públicos que atuam no setor, implantação do Sistema Único de Proteção e Defesa Civil e garantia de recursos específicos - nos orçamentos da união, dos estados e dos municípios - para implementação de políticas da área.