04 NOV 2014
O Sesquicentenário de Camaquã é lembrado na Feira do Livro de Porto Alegre

Os 150 anos de Camaquã foram lembrados na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, através da Casa do Poeta Camaquense e da Criarte Marketing & Eventos. Na tarde de sábado, 1º de novembro, no Memorial do Rio Grande do Sul, dentro da programação da maior feira ao ar livre da América Latina aconteceu a sessão de autógrafos coletiva da revista literária “Cidade da Poesia”, que conta com a participação de 42 poetas associados da CAPOCAM, e também o lançamento da obra “Sesquicentenário de Camaquã - A Terra Farroupilha”, do poeta e pesquisador Catullo Fernandes, que pela quarta vez autografou no evento.

Na oportunidade houve uma apresentação de Luana Fernandes acompanhada do violonista Ricardo Cordeiro, que apresentaram “Rio Camaquã” e “Canção para Camaquã”. Logo a seguir a cantora interpretou os poemas musicados por Álvaro Santestevan: “Bilhete” de Mario Quintana, e “Análise” e “Autopsicografia” de Fernando Pessoa. Em seu pronunciamento o presidente da CAPOCAM, Roger Silva Tavares ressaltou a importância da entidade em participar da Feira do Livro no momento em que a Casa registra 25 anos de atuação.

Antes do início da sessão de autógrafos o escritor Catullo Fernandes congratulou-se com o poeta e editor Rossyr Berny, grande incentivador da CAPOCAM, que inscreveu as obras através da Editora Tchê/Alcance por ele dirigida. O evento foi prestigiado por poetas, amigos e familiares do autor, entre eles a viúva do escritor Barbosa Lessa, Nilza Lessa; a ex-secretária da Cultura, Solange Souza; Ricardo Lázaro da Silva, irmão e organizador da obra do pesquisador José Carlos Lázaro da Silva (Cajo - in memoriam); e a professora Liége Velleda Lázaro da Silva, viúva de Cajo. “Escrever nos proporciona momentos como este de poder reencontrar minha primeira professora daquele longínquo ano de 1971, no Grupo Escolar Sete de Setembro; isto é muito bom, estou muito feliz”, resumiu o poeta emocionado.

Poetas participam de sessão de autógrafos coletiva na Feira

Presidente da CAPOCAM Roger Tavares

Catullo com sua primeira professora Liége Lázaro

O escritor com a artesã Nilza Lessa

Fotos: Guel Fernandes

Momentos de gratidão e intensa felicidade

Uma história se constrói com a participação de todos. Portanto quero agradecer o carinho e o reconhecimento que tenho recebido desde que lancei a obra “Sesquicentenário de Camaquã”, no Centro de Eventos da ACIC, e mais recentemente, na 34ª Feira do Livro de Camaquã e na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Obrigado aos patrocinadores da edição e aos leitores que estão tendo acesso ao livro, e a todos que tem postado fotos e mensagens nas redes sociais. Para ilustrar este momento único em minha vida envio um abraço para a estimada Eva Maria Braatz, comovido pelos lindos lírios que recebi, e que de certa forma simbolizam os gestos de afeto que os camaquenses têm me dedicado.

Minha gratidão aos alunos do 3º ano da escola Dr. Nadir Medeiros, da professora Márcia Finkenauer, que apresentaram uma bela coreografia na abertura de minha sessão de autógrafos na Feira do Livro de Camaquã. Nada como a inocência das crianças para nos mostrar que estamos no caminho certo.

E neste final de semana reencontrei na Feira do Livro de Porto Alegre minha primeira professora Liége Lázaro da Silva. Tenho vivido dias de intensa felicidade porque todos têm sido muito generosos, obrigado Camaquã, de coração!

(Catullo Fernandes - Poeta e pesquisador)