23 OUT 2014
34ª Feira Municipal do Livro: programação prestigiada e local aprovado

Realizada este ano na Praça Sylvio, onde deverá permanecer no ano que vem, a 34ª Feira Municipal do Livro mais uma vez deu respostas convincentes de porque é um dos principais eventos do calendário camaquense e regional. Durante cinco dias, o histórico Largo da Matriz atraiu gente com os mais variados interesses culturais. Artistas, como músicos, escritores, cineastas e atores, leitores, professores e alunos foram recebidos por uma vasta lista de atrações. Realizada em parceria entre Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e SESC, a feira se encerrou no domingo (19).

Se por um lado vale dizer que a meteorologia não foi exatamente uma aliada da feira literária e cultural deste ano, por outro deve se ressaltar que o tempo não atrapalhou, pois em todo o espaço onde ela aconteceu não houve registros de alagamentos ou outros contra tempos correlatos. No sábado e domingo o tempo foi mais generoso, o que ajudou para melhora significativa da contabilidade final de público.

Ao agradecer o SESC Camaquã pela enorme contribuição, a secretária da Cultura, Marla Crespo elogiou também todos os envolvidos na feira e também ao público por prestigiar o evento. “Estamos tranquilos, já que tivemos dias leves, enriquecedores para o nosso conhecimento e, pode se dizer: inesquecíveis, aqui”, disse a secretária ao defender a permanência do evento em 2015 no mesmo local. “Aqui temos toda uma estrutura já pronta, como os prédios em nossa volta; além de ser aqui o nascedouro da nossa comunidade”, disse ela. A área que compreende a Praça Sylvio Luis e Igreja Matriz é considerada uma ZEICHA – Zona Especial de Interesse Cultural, Histórico e Arquitetônico.

A feira deste ano, que teve a patronagem do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NPHC), também prestou homenagens a cidadãos e entidades que contribuem ou contribuíram com a cultura local, através do Troféu Água Grande, instituído pela SMCT. Entre os convidados e visitantes deste ano estiveram o jornalista e escritor Airton Ortiz, Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, e Tabajara Ruas, autor de “Senhores da Guerra II”, filme exibido pela primeira vez em Camaquã, durante a feira encerrada.  Ruas também autografou e falou sobre o Livro “Minuano”. Além deles, passaram pelos estandes e palcos do evento Antônio Marco Sanseverino; Susete Maria Santin; Vera Hass; Márcia Ivana de Lima e Silva; Eliandro Rocha e Valquíria Fraga.

O lançamento da feira ficou por conta do escritor e pesquisador camaquense Catullo Fernandes, com livro “Sesquicentenário de Camaquã”. Na parte musical, Nino Rodrigues e Luana Fernandes foram alguns dos artistas que se apresentaram. Um encontro discutiu a literatura afro- brasileira, através de um debate entre Ronald Augusto, Roberta Pedroso, Alceu Mouro e Patrick Kovalski. Palestras e oficinas literárias e artesanais ajudaram a compor a lista de atrações da feira, que ainda teve circo para as crianças que a visitaram.

Alex Soares