16 OUT 2014
Aberta 34ª Feira Municipal do Livro de Camaquã com homenagens e músicas

Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (15), no Cine Teatro Coliseu, a 34ª Feira Municipal do Livro, uma realização conjunta da Secretaria Municipal da Cultura e do SESC. O ato, que teve a participação do prefeito João Carlos Machado, do presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, da secretária Municipal da Cultura e Turismo, Marla Lessa e do gerente do SESC Camaquã, Daniel Sperb, foi marcado por manifestações que exaltaram a literatura, música e homenagens.

A feira deste ano, que tem como patrono o Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NPHC), está instalada junto à Praça Sylvio Luis. Uma estrutura coberta com lona foi instalada na Rua Duque de Caxias, onde estão os estandes das livrarias e demais expositores.

Ao abrir o evento literário, o prefeito João Carlos fez um agradecimento especial ao SESC, que não mediu esforços para se unir ao evento. No discurso, ele também lembrou os professores: “Essa abertura também homenageia os professores pelo seu dia, afinal é através de vocês que, de fato, temos o primeiro contato com o mundo dos livros”, agradeceu o prefeito. Dia 15 de outubro é o Dia do Professor.

A 34ª Feira Municipal do Livro também prestou homenagens. Instituído este ano, o Troféu Água Grande, premiou três currículos na noite desta quarta-feira: os do NPHC, da Casa do Poeta Camaquense (Capocam) e da professora Maria Hernandez Dias. Segundo Marla Lessa, idealizadora da distinção, o objetivo é reconhecer profissionais e entidades que com suas atuações auxiliam no desenvolvimento da cultura.

A solenidade foi encerrada com um aplaudido show de Luana Fernandes, que cantou clássicos da música regionalista e brasileira. Luana também interpretou o Hino Camaquense, no início da celebração.

__________________________

Alex Soares

Confira a programação desta quinta-feira (16)

Palco Coliseu

8h30- Apresentação Escola.

09h – Histórias de um Escritor- Airton Ortiz

10h -Mesa de Poesia: Antônio Marco Sanseverino ( UFRGS), Susete Maria Santin ( FUNDASUL)e Vera Hass (IFSUL-Sapucaia)

14h30h – Apresentação Escola

16h – Histórias de Gelar o Sangue - Antônio Schiminec

19h30 – Os Poets

Câmara de Vereadores

8h 30– Literatura Fora da Estante para Professores- Márcia Ivana de Lima e Silva ( UFRGS)

14h-Literatura Fora da Estante para Professores- Márcia Ivana de Lima e Silva ( UFRGS)

Auditório SMTAS

9h30 - Contação de Histórias- Eliandro Rocha

14h- Contando e Cantando Hisdtórias – Valquíria Fraga

Auditório SME

9h– Oficina de declamação de poemas para adolescentes e adultos. Cláudia Schwab

14h 30 – Contação de Histórias - Eliandro Rocha

Salão Paroquial

9h – Produção Criativa- Valesca Assis Brasil

14h30- Oficina de Mini Livros Cláudia Gonçalves

Praça de Alimentação

18h30 - Projeto “Santo de Casa faz Cultura”- Four Black “MPB”.

20h 30 – Cafezinho Poético-CAPOCAM/Lançamento da Revista Literária “Cidade da Poesia” Nº 6.

Estande da Secretaria da Cultura e Turismo

18h- Lançamento Literário- Maria Iara Schemegel Moreira

19h15 - Intervenção cênico-poética - "Pedra. Mórula. Ferida" - poemas de Hilda Hilst – Cláudia Schwab

Praça Sylvio Luiz