17 SET 2014
Chegada da Chama e Missa Crioula marcam com emoção o início das festividades farroupilhas em Camaquã

Eram pontuais 17h do último sábado (13) quando a Chama Crioula trazida pelo grupo de peões camaquenses que foi a Cruz Alta cruzou a porteira do CTG Camaquã. Ato contínuo, o coordenador da 16ª Região Tradicionalista, Flávio Menezes, entregou o Fogo ao prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, que depois acendeu o Candeeiro oficial do Galpão Crioulo do CTG - local das atividades farroupilhas.

Os pronunciamentos que se seguiram – do prefeito João Carlos Machado e do coordenador Flávio Menezes, foram de reverência e exaltação às tradições gaúchas e também de agradecimento a todos os envolvidos com os festejos – organizadores, tradicionalistas e artistas. Depois, no Galpão Crioulo da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a titular da pasta, Marla Crespo falou do orgulho e honra de estar à frente da organização da Semana Farroupilha do ano do Sesquicentenário municipal. Ao nomear as atividades programadas, a secretária sugeriu que todos aproveitassem: “Esta é uma semana de declamações, de poesia, de festa, e também de conciliações com nosso passado e com nós mesmos”, disse ela, ao lado do patrão do CTG Camaquã, Giuler Dias.

Na quarta-feira, com os espaços do CTG tomados pelos barracões dos piquetes, aconteceu a tradicional Missa Crioula. Rezada pelo padre José Inácio Messa, a cerimônia teve a participação de cerca de 250 pessoas – entre as quais o prefeito e a primeira dama Jussara Machado.

Um dos momentos de emoção foi quando tradicionalistas colocaram lenços na cruz de madeira, instalada junto ao altar improvisado no salão do CTG. Cânticos entoados por músicos e passagens bíblicas lidas em tom de declamação deram o tom da missa. Já nesta quarta-feira (17), foi promovida pelo Poder Judiciário uma Audiência Crioula no CTG.

Todos as noites ocorrem bailes, com entrada franca. No sábado acontece o desfile Farroupilha , a partir das 9h, nas ruas centrais.  O Desfile nas ruas centrais de Camaquã é no próximo sábado

18 de setembro – quinta-feira

09h – Palestra “Hildebrando de Freitas Pedroso e a Bandeira da Revolução Farroupilha”, com Prof. Dr. Edison Huttner

20h – Apresentação de Invernadas Artísticas