11 SET 2014
Prefeito anuncia medidas para neutralizar déficit

O prefeito João Carlos Machado reuniu, na manhã desta quinta-feira (11), a imprensa local para anunciar, em entrevista coletiva, as medidas que estão sendo adotadas para promover a contenção de despesas da máquina administrativa municipal nos próximos meses. Acompanhado pelo vice-prefeito, Paulo Mecca e pelos secretários municipais, João Carlos justificou a opção pela adoção das medidas, dizendo ser essa a alternativa mais sensata num quadro de expectativas nada otimistas quanto a realidade financeira até o final deste ano.

Entre as causas da atual crise, que atravessa a maioria esmagadora dos municípios, estão a redução significativa dos rapasses federais nos dois últimos anos e a recessão econômica vivida pelo país.

“Não sabemos mensurar com exatidão o quando isso significará em termos de valores a serem economizados, mas o que posso dizer é que temos um déficit previsto de cerca de R$ 4 milhões até dezembro. Como não temos nenhum horizonte que nos faça pensar que esse dinheiro entrará no nosso caixa, decidimos fazer isso: ou enfrentamos o problema ou ele se potencializa”, comentou o prefeito ao abrir a entrevista transmitida ao vivo  pelas rádios Camaquense e Acústica.

Na lista de medidas está, por exemplo, a redução do horário de expediente das repartições públicas municipais, com o objetivo de diminuir o custeio. Serviços essenciais, porém, como os da área da saúde, educação, assistência social e limpeza da cidade não se alteram.

Veja o resumo das medidas de controle de gastos, oficializadas pelos Decretos Municipais 17.764 e 17.764

Estão vedados de 15 de setembro até o dia 28 de fevereiro

Suspensos:

De eventos que importe em realização de qualquer tipo de despesa para o Erário municipal, exceto os de caráter obrigatório, que deverão ser realizados com redução drástica de custos

Serviços:

Horários/internos:

Fica estabelecido o turno único de seis horas diárias de trabalho aos servidores municipais pelo período de 15 de setembro de 2014 até 28 de fevereiro de 2015, exceto para os serviços essenciais.

Horários/externos

O atendimento externo no Prédio Sede da Prefeitura Municipal passa a ser das 9 horas às 13h30min, de segunda a sexta-feira.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto: Alex Soares