27 AGO 2014
Coleta seletiva de lixo terá serviço ampliado com aquisição de novos caminhões

Uma solenidade realizada na sexta-feira (22), no Centro Administrativo, marcou a entrega dos dois novos caminhões baús que serão utilizados para Coleta Seletiva do Lixo, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  A entrega teve a participação do prefeito João Carlos Machado e do diretor de Expansão da Corsan, Luiz Fernando Jochims.

Os recursos para aquisição dos veículos, R$ 300 mil, são oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC), e fazem parte da série de investimentos a serem feitos no município, previstos no contrato assinado entre Município e Corsan. O início da operação dos veículos, da marca Volkswagen, foi marcado para esta quinta-feira (28). Os caminhões passarão, agora, duas vezes por semana nos bairros da cidade.

Além de Jochims, representaram a Corsan na entrega o superintendente regional da companhia, Ricardo Freitas, a chefe da Unidade de Saneamento local, Catiane Pacheco e o diretor de operações da região  Sul, Carlos Roni. O presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meirelles e secretários municipais se fizeram presentes na solenidade, coordenada pelo secretário do Meio Ambiente, João Batista Caldasso.

Entre as vantagens apontadas por Caldasso com a aquisição, está a nova capacidade de coleta, com o consequente aumento da quantidade de lixo seco e natural redução do envio de lixo orgânico para sua destinação final, na cidade de Minas do Leão. “Com isso teremos uma significa economia também, já que este serviço gera um alto custo aos cofres municipais”, previu o secretário.

Mais vagas

Presente na entrega, a presidente da Cooperativa de Triagem de Camaquã (Cotrica), Elisângela Boeira, recebeu simbolicamente as chaves de um dos veículos. Atualmente, 32 famílias dependem da renda gerada pela cooperativa. Com o aumento da capacidade da coleta do lixo seco, o número de trabalhadores da Cotrica deve ser ampliado.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto: Alex Soares