26 AGO 2014
Camaquã é uma das dez cidades brasileiras escolhidas pelo Sebrae para implantação de programa

Uma reunião realizada no último dia 22, no Gabinete do Prefeito, teve como pauta o Programa de Compras Governamentais para Micro e Pequenas Empresas, lançado pelo serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Criado para ser implantado em todo o Brasil, o programa tem o Rio Grande do Sul como pioneiro na sua implantação, sendo Camaquã uma das dez cidades escolhidas para ser lançado nesta etapa inicial.

O anúncio da escolha e o detalhamento do programa foram feitos ao prefeito João Carlos e à secretária municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Miguellis Monteiro, pela gerente regional do Sebrae-RS, Rosâni Ribeiro, pela gestora do programa Márcia Ferran e pelo gestor de Políticas Públicas do Sebrae Regional Sul, Fabrício Burkett.

Ampliar o mercado para os pequenos negócios na esfera municipal é um dos objetivos do programa. Entre as razões da escolha de Camaquã, explicaram os técnicos do Sebrae, “está o fato de o município pagar em dia os seus fornecedores”. Além disso, o município implantou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que incentiva a participação de pequenas empresas nas compras governamentais.

A adesão do município, diagnóstico, plano de ação, definição das ações e capacitação dos empresários são as etapas a serem percorridas para implantação do programa, que tem entre suas primeiras ações a ampliação do volume de compras para merenda escolar adquiridas da agricultura familiar.

Política de desenvolvimento

“Para nós é um orgulho ter o reconhecimento de uma entidade nacional como é o Sebrae, a qual agradecemos muito; e é também uma espécie de  prêmio a nossa política de desenvolvimento, que tem por meta atrair, sim, investimentos de fora, mas que prioriza antes de tudo os empreendedores camaquenses.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto: Alex Soares