31 JUL 2014
Sistema de recolhimento de pneus velhos já está funcionando

Camaquã dispõem desde o início de julho de um novo modelo de destinação de pneus velhos. O plano foi elaborado em conjunto por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e empresas do comércio e de serviços, a partir de reuniões setoriais, realizadas no Centro Administrativo Municipal.

Ficou acertado que as borracharias, por exemplo, terão de entregar todos o material  inservível ao balcão do Eco Ponto da Prefeitura, sediado no Aterro Sanitário Municipal, onde todas as quintas-feiras, em ambos os turnos, dois servidores estarão disponíveis para receber e armazenar os pneus. Depois, eles serão enviados para os locais de reciclagens.

O sistema de logística reversa de pneumáticos inservíveis, como é chamada a operação, atende à Lei Municipal 1762, de 2013, e também o que preconiza Lei federal 12.305 de 2010.

Para a manutenção do armazenamento e carregamento dos pneus os estabelecimentos  pagarão uma taxa de R$ 25,00 mensais, reajustadas anualmente pela Unidade de Referência Municipal (URM).

A fiscalização se dará pela SMMA, que fará visitas periódicas aos empreendimentos. O secretário municipal do Meio Ambiente, João Batista Caldasso diz essa é uma preocupação de suas gestão. "Como a Pasta do Meio Ambiente não tinha mais condições de realizar  o serviço buscamos a parceria com as empresas", explicou.

Além das questões relacionadas aos cuidados ambientais, o recolhimento dos pneus velhos visa aumentar o controle das larvas de mosquitos, principalmente o da dengue.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024