01 JUL 2014
Governo municipal homenageia Sindicato Rural pelos seus 80 anos

Com uma solenidade realizada na sexta-feira (27) em sua sede administrativa, o Sindicato Rural de Camaquã comemorou os seus 80 anos de fundação. Antes do coquetel oferecido a 150 convidados, o ato também foi marcado pela entrega de placas alusivas ao aniversário e pela inauguração de um totem em frente ao parque Dorval Ribeiro, além de uma homenagem a um dos presidentes mais marcantes da história da entidade.

O prefeito João Carlos Machado, juntamente o seu vice Paulo Mecca, entregaram, pelo governo municipal, uma placa à presidente do SRC, Maria Tereza Scherer Mendes. No cabeçalho da peça se lê: “Quem marca sua personalidade pelo trabalho, por posições firmes e honestas, pode, com fé e confiança, transmitir otimismo e esperança, e continuar acreditando numa sociedade mais justa para todos nós”. Antes da entrega, em seu pronunciamento, o prefeito resumiu o significado da entidade para Camaquã: “Agradeço aqui em nome de toda a comunidade camaquense, pela presença do Sindicato Rural entre nós, a todas as diretorias que aqui passaram e por tudo que fizeram pela produção local e pelo crescimento de Camaquã”, disse João Carlos, que presidiu o SRC na década de 1980. Ele também frisou a harmonia reinante entre os sucessivos comandos da entidade, dando como exemplo as transições de diretorias: “Me chama a atenção que sempre as eleições promovidas aqui são com chapas únicas”.

A Assembleia Legislativa também homenageou o sindicato camaquense, oferecendo a Medalha da 53ª Legislatura. Uma placa também foi entregue pelo proponente da homenagem, o deputado estadual José Sperotto. A Federação da Agricultura do RS (Farsul) também ofereceu uma placa ao SRC. Seu diretor, José Lineu Schardong, reconheceu a participação da entidade octogenária no processo de fortalecimento da federação, através da defesa do homem do campo.

Oito décadas de serviços

Criado em 24 de junho de 1934 como associação rural, o organismo passou a ser sindicato em 1968. Em 1960, realizou sua primeira Expofeira, tendo como local o parque que leva o nome de um dos seus ex-presidentes: o produtor Dorval Ribeiro, já falecido. Com 19 hectares, o parque vem sendo palco dos grandes eventos locais. O local também sedia, ao longo do ano, cursos de formação profissional, numa parceria entre SRC e Senar. Atualmente são 200 produtores associados à entidade.

Presidente das obras

Para marcar a data, a diretoria do sindicato promoveu também uma homenagem a um dos seus ex-presidentes, o produtor Volzear Longaray (1926-2005), cuja gestão se deu entre 1982 e 1985. No Sindicato Rural, Longaray, que agora empresta o nome a sala administrativa do sindicato, participou ativamente da estruturação da entidade. Foi na sua presidência que foram construídos a pista de remates e o restaurante, que hoje serve de sede administrativa do sindicato.

Em nome da família, Volzear Longaray Junior, agradeceu a lembrança, dizendo que a homenagem reafirma o significado que o pai teve para a família, para o sindicato e para comunidade. Ao ajudar a descerrar a placa, a viúva do ex-presidente, dona Júlia Lecy Soares Longaray recebeu flores da presidente do SRC, Maria Tereza Scherer Mendes.

O que diz a placa oferecida pelo governo municipal aos 80 anos do Sindicato Rural

“São poucas as entidades que conquistam a tradição, credibilidade e o respeito que este Sindicato conquistou ao longo dos anos não só no município, mas em todo o Estado. Estes 80 ANOS, seguramente, são resultado do trabalho consciente e bem realizado na busca da melhoria e do crescimento de nosso município e da classe produtora. Ao longo dos anos, vivenciamos as batalhas e as conquistas desta entidade, na luta constante pelo fortalecimento da agropecuária. Por tudo isso, o Governo Municipal, em nome de toda a sociedade camaquense, congraça-se com toda a Diretoria, sócios e funcionários pela passagem desta data, fazendo votos de muito sucesso para os anos que virão”.

Parabéns!!

Gabinete do Prefeito Municipal, Camaquã, 24 de junho de 2014.

João Carlos Fagundes Machado

Prefeito Municipal

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares